Busca
NA LUTA

Iperó: Trabalhadores da Progeral reprovam proposta de PPR

Proposta da empresa não havia sido negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. Após negociação, SMetal vai levar novo Programa para votação

Mariana M. Maginador/Imprensa SMetal
Progeral tem 190 funcionários em Iperó, SP

Progeral tem 190 funcionários em Iperó, SP

Em assembleia na tarde desta sexta-feira, 1° de abril, as metalúrgicas e metalúrgicos da Progeral, em Iperó, reprovaram a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) apresentada pela empresa. O valor não havia sido negociado previamente com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal), conforme previsto por Lei.

A empresa passou a fazer parte da base do SMetal no início da pandemia da Covid-19 e essa foi a primeira assembleia realizada presencialmente com os trabalhadores. De acordo com o vice-presidente do Sindicato, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), esse é só o início do diálogo com os metalúrgicos.

“Com a reprovação, vamos nos reunir com a empresa para discutir o valor a ser pago, de acordo com os critérios aprovados na assembleia geral da categoria. Além disso, apresentaremos as normas jurídicas para garantir o pagamento em parcela única ou no máximo duas parcelas”.

Depois da negociação, a diretoria do sindicato vai agendar outra assembleia para apresentação de uma nova proposta aos trabalhadores, que podem aprovar ou não.

Mariana M. Maginador/Imprensa SMetal
Verdinho fala com  trabalhadores da Progeral

Verdinho fala com trabalhadores da Progeral

Além do PPR, a direção do SMetal questionou os patrões de reclamações dos metalúrgicos sobre a qualidade da alimentação fornecida na empresa. A situação já foi levada ao restaurante e deve ser resolvida. O Sindicato também pretende discutir a jornada de trabalho, hoje de 44 horas semanais, o máximo permitido.

Na empresa trabalham cerca 190 pessoas. A Progeral produz braçadeiras de aço.

tags
Iperó progeral sindicato SMETAL Sorocaba Verdinho
VEJA
TAMBÉM