SMetal

Notícias

Turismo

Fazenda Ipanema é reaberta à visitação

Segunda-feira, 24 de Maio de 2010 - Atualizado em 27/12/2016 11:53
Imprensa Smetal Sorocaba

,
Além dos atrativos históricos, a Fazenda Ipanema é também um santuário ecológico
Após dez meses fechada para visitas, foi reaberta no último sábado, 22, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), também conhecida como Fazenda Ipanema, em Iperó. O local recebeu diversas melhorias para alavancar seu potencial turístico.

A Floresta, próxima a Sorocaba-SP, tem fortes ligações com a história da metalurgia no Continente Americano. Por volta de 1590, os bandeirantes Afonso Sardinha (pai e filho) instalaram um forno rústico no local para produzir artefatos de ferro. Já em 1811, por ordem do rei Dom João VI, foi inaugurado um dos maiores empreendimentos industriais do Continente até então: a Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema.

As ruínas dos fornos dos Sardinha, bem como toda a estrutura da fábrica de ferro estão abertas à visitação.

Outro atrativo da Fazenda é a reserva ecológica. São 5.180 hectares de matas, com plantas e animais livres em seu habitat natural. O local abriga aproximadamente 26% de todas as espécies de animais existentes no estado de São Paulo.

De quinta a domingo, a fazenda é aberta a visitas individuais ou em grupos, das 8h às 18h. Os ingressos custam R$ 5 por pessoa. Menores de 12 e maiores de 60 anos não pagam. Escolas e grupos organizados também têm entrada gratuita.

De segunda a quarta a visitação é reservada para estabelecimentos de ensino.
Mais informações pelo telefone (15) 3266-9099

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA FAZENDA IPANEMA

,
Imagem

Deixe seu Recado