SMetal

Imprensa

Ponto de Cultura

"Vozes Periféricas" começa no próximo dia 23

Projeto é procinado pelo Sindicato dos Metalúrgicos com apoio do governo federal e prefeituras

Quinta-feira, 08 de Julho de 2010 - Atualizado em 27/12/2016 11:53
Imprensa Smetal Sorocaba

O projeto "Vozes Periféricas", patrocinado pelo Governo Federal e realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos com apoio das prefeituras de Sorocaba, Votorantim e Piedade, começa no próximo dia 23, no Parque das Laranjeiras, zona norte de Sorocaba.

Durante três dias - 23, 24 e 25 -, haverá no local atividades de formação [oficinas de fotografia e vídeo) e de lazer, como cantorias [Folia de Reis], brincadeiras lúdicas para crianças, entrevistas com moradores antigos do bairro para o recolhimento de impressões culturais da periferia, além de diversas outras atividades da cultura hip-hop.

O palco e as tentas para o desenvolvimento das atividades serão montadas próximo à Oficina do Saber, no centro do bairro.

As atividades serão coordenadas pela jornalista Bruna Tunes e supervisionadas pelo fotógrafo Werinton Kermes.

Vozes Periféricas é um projeto pleiteado pelo Sindicato dos Metalúrgicos junto ao programa Ponto de Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.

No Laranjeiras

Nos três dias de realização no parque das Laranjeiras, o Vozes Periféricas vai mobilizar centenas de pessoas, na grande maioria crianças e adolescentes.

Pelas oficiais, um grupo de adolescente aprenderá a operar máquinas fotográficas e câmeras de vídeo. Com o domínio dos equipamentos, eles vão fotografar, entrevistar e filmar os moradores mais antigos do bairro em busca de impressões culturais como crença religiosa, visão política, costumes, expressões idiomáticas, linguajar, história do bairro, etc. "Vamos colher todo tipo de impressão possível da comunidade [do Laranjeiras] nos três dias de atividades", explica Werinton Kermes.

O projeto inteiro
O projeto Vozes da Cultura é patrocínio Sindicato dos Metalúrgicos e conta com apoio do Ministério da Cultura e das prefeituras de Sorocaba, Piedade e Votorantim.

Ele será concluído em dez edições semelhantes à primeira a ser realizada no Parque das Laranjeiras.

Ao longo das dez edições, que serão concluídas em 2011, além das atividades lúdicas e de lazer, jovens e adolescentes ainda participação de oficinas de fotografia e de vídeo.

No final das dez edições, o material recolhido será transformado em mostra fotográfica e documentário sobre a cultura, a trajetória, a vida desses moradores das dez localidades periféricas visitadas nas três cidades ao longo da realização do projeto.

Deixe seu Recado