SMetal

Imprensa

Eleição

Vote para fortalecer a organização sindical

Quinta-feira, 02 de Março de 2017 - 11:09 - Atualizado em 02/03/2017 11:21
Imprensa / SMetal

Eleição, Sindicato, Vagner Santos / Imprensa SMetal
Neste segundo turno as eleições acontecem nos dias 15, 16 e 17 de marçoVagner Santos / Imprensa SMetal
É fundamental para o fortalecimento do Sindicato — e consequentemente da própria categoria — que os metalúrgicos com direito à voto compareçam às urnas neste segundo turno das eleições sindicais, dias 15, 16 e 17 de março.

“Ainda mais diante das adversidades e ameaças que se apresentam para os trabalhadores, como as demissões, a reforma trabalhista, a reforma da previdência, os projetos de ampliação da terceirização e outras maldades do governo Temer e seus aliados golpistas, é indispensável aos metalúrgicos fortalecer sua organização sindical”, ressalta o presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva.

Ademilson faz parte da Chapa 1, mas não mais como candidato a presidente. Ele apoia Leandro Soares como seu sucessor.

Neste segundo turno os metalúrgicos sindicalizados devem eleger os sete membros da Direção Executiva, 14 do Conselho da Direção Executiva, três do Conselho Fiscal e três suplentes, totalizando 27 integrantes.

 

Quórum eleitoral

Pelo menos 50% mais um dos eleitores devem ir às urnas para que não seja necessário realizar novas eleições. O número de eleitores aptos a votar no segundo turno está estimado em mais de 15 mil metalúrgicos, que são sócios do Sindicato desde antes de outubro de 2016.

Os 27 integrantes da chapa foram escolhidos entre os 103 membros de Comitês Sindicais de Empresa (CSE), eleitos no primeiro turno. Todos os 103 compõem a Direção Plena do Sindicato.

“Confira os dias e horários de votação na fábrica onde trabalha — ou na sede do SMetal em Sorocaba — e exerça seu direito democrático de participar das eleições do nosso Sindicato”, orienta Terto.

A diretoria a ser eleita pelos metalúrgicos no segundo turno é organizada da seguinte forma:

 

• Direção Executiva

A Diretoria Executiva responde pela estrutura, políticas e resoluções do Sindicato no dia a dia. É ela quem lidera as ações planejadas, administra o Sindicato e assina os acordos. Cabe a ela executar as ações referentes ao andamento dos procedimentos administrativos e político-sindicais da entidade.

 

• Conselho da Direção

O Conselho da Diretoria é a instância que é ouvida pela Direção Executiva sobre a condução do sindicato no dia a dia.

 

• Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é aquele que fiscaliza e checa a documentação financeira do Sindicato.

 

• CSE

O Comitê Sindical de Empresa (CSE) é formado por representantes escolhidos pelos próprios trabalhadores nas fábricas. Eleitos no primeiro turno, eles têm como missão reportar as demandas do seu local de trabalho ao Sindicato, e também levar aos trabalhadores as informações e orientações do Sindicato, sendo assim, um elo entre um ponto e outro.

 

• Diretoria Plena

Formada por todos os membros do CSE, se reúne periodicamente para debater as políticas e os rumos do Sindicato.

Deixe seu Recado