SMetal

Imprensa

Nesta sexta

Vestuário lança projeto de combate ao trabalho precário e infantil

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2019 - 16:46
Com informações do Sindicato do Vestuário

, Divulgação
O projeto “Estar na Moda é Combater o Trabalho Precário e Infantil” conta com parceria do Fundo Brasil e Instituto C&A Divulgação
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário lança nesta sexta-feira, dia 30, às 9h30, em sessão solene na Câmara dos Vereadores, projeto de combate ao trabalho precário e infantil na indústria da moda.

Com o tema “Estar na Moda é Combater o Trabalho Precário e Infantil”, o projeto conta com parceria do Fundo Brasil e Instituto C&A e busca implementar um diálogo social envolvendo o poder público, empresas e organizações empresariais e os próprios trabalhadores(as) numa agenda positiva que integra formação, cidadania e ação sindical.

No Brasil, a indústria do vestuário ocupa o segundo lugar em postos de trabalho. Contudo, há uma grande massa de trabalhadoras e trabalhadores submetida ao trabalho precário, sem registro em carteira e, portanto, desprotegida dos direitos constitucionais ou aqueles resultantes das negociações coletivas promovidas pelos sindicatos.

De acordo com as dirigentes do sindicato, o trabalho precário e infantil se dá principalmente no ambiente doméstico, onde os sindicatos e as instituições responsáveis pela fiscalização do trabalho não conseguem chegar.  Neste ambiente, os dados são inconclusivos e impera a ausência quase que absoluta de informação sobre direitos, proteção à saúde e consequências sociais do trabalho infantil.

Por isso, o projeto buscará levar informação para o despertar de uma nova consciência com vistas à organização das próprias trabalhadoras e trabalhadores em busca de melhores relações de trabalho.

Sessão na Câmara

Pela relevância para a sociedade, “Estar na Moda é Combater o Trabalho Precário e Infantil” será lançado em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Sorocaba, aberto para a participação de representantes de entidades sociais, movimento sindical, organizações políticas e educacionais, órgãos públicos e privados, além de trabalhadores/as, estudantes e público interessado.

As inscrições devem ser feitas no site www.vestuariosorocaba.org.br. Para mais informações ligue: (15) 3222-2122 ou (15) 9 9119-7574.

Deixe seu Recado