SMetal

Imprensa

Alfabetização

Vereadora Iara denuncia precariedade do ensino público em Sorocaba

Quinta-feira, 30 de Agosto de 2018 - 10:44
Imprensa SMetal

iara, educação,, Divulgação
Fiscalização: A vereadora denuncia o descaso da Prefeitura com a educação municipal, especialmente na fase de alfabetizaçãoDivulgação
A vereadora Iara Bernardi (PT) denunciou na tribuna da Câmara na última terça-feira, 28, uma situação lamentável: a rotatividade de professores eventuais nas salas dos alunos em período de alfabetização.

Segundo Iara, os profissionais possuem contratos de apenas 15 dias, período em que permanecem com uma mesma sala. Passados esses dias, o contrato termina, e outro professor assume a sala.

A contratação de professores eventuais foi uma forma de a Prefeitura suprir o déficit de profissionais na rede. Embora haja um concurso público vigente e professores aprovados, o prefeito José Crespo (DEM) não os chama para assumirem suas vagas, uma vez que ele pretende terceirizar a educação e a saúde no município.

A medida prejudica em especial os filhos dos trabalhadores, que utilizam o sistema de educação público municipal. “Com esse mecanismo perverso, cria-se uma incapacidade de estabelecer vínculos entre professores e estudantes, o que é extremamente prejudicial para os alunos, ainda mais os que estão em idade de alfabetização”, diz Iara.

“Não é culpa dos eventuais, que são bons professores com certeza, mas do prefeito, que não permite que novos professores assumam suas vagas”, conclui.

Deixe seu Recado