SMetal

Imprensa

Mobilização

Treze capitais já anunciaram atos em defesa da educação no dia 30

Estudantes e professores convocam para 30 de maio mais um dia de luta em defesa da Educação e contra os cortes de 30% da verba destinada às universidades. Em Sorocaba, concentração será às 13h, na praça Coronel Fernando Prestes.

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019 - 11:51 - Atualizado em 22/05/2019 12:25
Brasil de Fato (com informações da Imprensa SMetal)

educação, ato, greve, mobilização, corte, bolsonaro,  Foto: Rosane Lima
Dia Nacional em Defesa da Educação aconteceu dia 15 de maio e lotou as capitais brasileiras; na imagem, a mobilização em Florianópolis (SC) Foto: Rosane Lima
Após o sucesso do Dia Nacional Em Defesa da Educação, ocorrido em 15 de maio, estudantes e professores convocam os brasileiros para mais um dia de luta e reforço da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, e também contra os cortes de 30% da verba destinada às universidades federais anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O Segundo Dia Nacional Em Defesa da Educação acontece no dia 30 de maio com atos em todas as regiões do país.

De acordo com a Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), mais de um milhão de pessoas participaram das manifestações do dia 15 de maio em 200 municípios de todos os estados brasileiros. A mobilização do dia 30 promete ser ainda maior, segundo os organizadores. O novo ato também é um "esquenta" para a Greve Geral contra a reforma da Previdência que ocorre no dia 14 de junho. 

Até o momento, treze capitais brasileiras divulgaram horário e local das mobilizações no dia 30. São elas: São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Porto Alegre (RS); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Salvador (BA); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Belém (PA);  Recife (PE); Manaus (AM); Natal (RN) e São Luis (MA)

Ato em Sorocaba

Em Sorocaba, movimentos estudantis e de juventude também estão convocando novo ato para o dia 30. A concentração será a partir das 13h, na Praça Coronel Fernando Prestes.

No evento criado no Facebook, que já conta com mais de 1400 confirmações, a organização convoca os sorocabanos: "O presidente disse em entrevista nos Estados Unidos que somos 'idiotas úteis' e 'massa de manobra', por isso, NO DIA 30 DE MAIO nós iremos voltar ainda mais fortes para mostrar que somos gigantes! NENHUM CENTAVO A MENOS PARA A EDUCAÇÃO".

O primeiro ato contou com cerca de 5 mil pessoas, entre estudantes, professores e trabalhadores de diversas categorias.

 

Deixe seu Recado