SMetal

Imprensa

Suspensão do Contrato

Trabalhadores do grupo de risco da Schaeffler têm acordo prorrogado

Proposta teve 84,55% dos votos favoráveis. Com a renovação do acordo negociado pelo SMetal, os trabalhadores poderão continuar em isolamento social por mais 60 dias, com garantia de salários e benefícios

Quinta-feira, 03 de Setembro de 2020 - 15:15 - Atualizado em 03/09/2020 15:53
Imprensa SMetal

schaeffler, contrato, crise, enfrentamento, votação,, Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
A Schaeffler fabrica peças e acessórios para veículos automotores e fica na Avenida Independência, em SorocabaFoguinho/Arquivo Imprensa SMetal
Foi aprovada em assembleia eletrônica, com 84,55% dos votos favoráveis, a prorrogação do acordo de suspensão dos contratos de trabalho dos funcionários pertencentes ao grupo de risco da Covid-19 na Schaeffler. A votação ficou disponível entre os dias 2 e 3 de setembro, Portal SMetal.

Com a renovação do acordo, que foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), os trabalhadores poderão continuar em isolamento social por mais 60 dias, com garantia dos salários, benefícios e estabilidade no emprego. A prorrogação tem como base o decreto 10.470/2020, que ampliou o prazo para suspensão ou redução de jornada previstos pela Lei 14.020 para até 180 dias.

Além disso, o Sindicato conseguiu garantir durante a negociação que, caso o governo não pague Benefício Emergencial de Proteção ao Emprego e Renda (BEPER), a empresa ficará responsável pelo pagamento integral do salário aprovado no acordo.

Dos 212 funcionários que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 na fábrica e tinham direito a voto, 123 (58,02%) participaram da assembleia eletrônica. 104 (84,55%) deles foram favoráveis à proposta, 9 (7,32%) contrários e 10 (8,13%) preferiram se abster da decisão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como grupo de risco do novo coronavírus pessoas com diabetes, hipertensão e problemas respiratórios crônicos. Idosos e gestantes também fazem parte dessa lista.

Segundo o vice-presidente do SMetal e membro do CSE da Schaeffler, Valdeci Henrique da Silva, a medida terá inicialmente a vigência de 30 dias e, depois de avaliada a situação da pandemia da Covid-19 na cidade no próximo mês, poderá ser prorrogada automaticamente por mais 30 dias.

“Acordos como esse são importantes para garantir que os trabalhadores mais suscetíveis ao agravamento da doença se mantenham seguros em casa, mas sem grandes impactos nos salários e benefícios”, explica.

Assembleia à distância

Para evitar aglomerações e reduzir os riscos de contágio pela Covid-19, em abril deste ano, o SMetal começou a realizar assembleias à distância, a partir de uma plataforma eletrônica desenvolvida em parceria com a Pandora Soluções. A ferramenta é totalmente segura e garante a ampla participação dos metalúrgicos, com transparência e sigilo do voto.

Deixe seu Recado