Imprensa
Trabalhadores conquistam PPR na Vicfer após 11 anos sem o benefício
Desde o começo deste ano, dirigentes sindicais e trabalhadores se mobilizaram pela retomada do Programa de Participação nos Resultados (PPR); protestos e união marcaram as negociações
O acordo prevê um valor fixo para o PPR, pago em duas parcelas, com antecipação da primeira para o mês de agosto de 2022 e a segunda parte estará no bolso dos funcionários em fevereiro de 2023.
Desde 2020, os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) tentavam dialogar com a empresa pela retomada do programa. No entanto, os representantes da fábrica se negavam a sentar para negociar e diziam que, devido aos reflexos da pandemia da Covid-19, não seria possível avançar nesta questão.
Desta forma, o SMetal realizou assembleias e articulou ações para mostrar a Vicfer que os metalúrgicos estavam dispostos a lutar melhorias. Para pressionar, um protesto de duas horas foi realizado em abril deste ano, em frente à portaria da fábrica. À época, as lideranças metalúrgicas não descartavam, ainda, a possibilidade de existir um movimento grevista na empresa.
“Graças a mobilização de todos e a construção que fizemos aqui, hoje os trabalhadores e trabalhadoras poderão voltar para a casa com a sensação de valorização. Foi a luta sindical e força dos metalúrgicos que conquistou a retomada do PPR”, comenta Wagner Bueno (Sorveteiro), dirigente responsável pelas negociações na fábrica.
Trabalho na região
O membro do Comitê Sindical de Empresa, Francisco dos Santos (Ceará), esteve presente na assembleia, junto com Antônio Welber Filho (Bizu), que é diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos e coordenador das negociações nas cidades da região de São Roque, Araçariguama e proximidades.
Bizu aproveitou o espaço para ressaltar que uma das prioridades desta gestão é intensificar a luta por conquistas e benefícios nas cidades que compõem a base do SMetal. “Já existem várias empresas com negociações de PPR em andamento e em outras, ainda, os companheiros já conquistaram os valores do programa. A meta é reforçar o trabalho sindical nesses locais”, finaliza o diretor.
Deixe seu Recado