SMetal

Imprensa

Assembleia

Toyota: Trabalhadores reprovam proposta de calendário da Copa do Mundo

Proposta foi votada pelos metalúrgicos de metalúrgicas da Toyota em assembleia realizada na tarde desta terça-feira, 13; Campanha Salarial também foi assunto abordado pelos representantes sindicais

Terça-feira, 13 de Setembro de 2022 - 17:23
Imprensa SMetal

, Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Assembleia contou com a participação dos trabalhadores da ToyotaCaroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Os trabalhadores e trabalhadoras da Toyota reprovaram uma proposta do calendário de compensação de dias durante o período da Copa do Mundo. A reprovação aconteceu na tarde desta terça-feira, 13, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) para apreciação do tópico.

Os membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE), Anderson Andrade Silva, Eduardo Mascarenhas, Evandro da Silva Shimote, Marcelo José da Silva e Márcio de Jesus Ribeiro, estiveram presentes na assembleia e fizeram algumas falas de conscientização do período, principalmente a respeito da Campanha Salarial de 2022, que teve sua data-base no dia 1º de setembro.

O assunto foi abordado também na fala de Silvio Ferreira, presidente interino do SMetal. Ele comentou que o total de perdas salariais da categoria com a inflação desde setembro de 2021, levando em consideração o Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC), fechou em 8,83%.

“Nos últimos dois meses, por conta de medidas eleitoreiras vindas do governo, o IBGE registrou o que chamamos de deflação. No entanto, no dia a dia, os trabalhadores continuam a sentir os impactos dos preços dos produtos básicos. O salário da categoria metalúrgica está defasado e, neste sentido, estaremos prontos para lutar por um reajuste salarial que minimize os efeitos da inflação na vida dos companheiros”, disse.

Logo após a assembleia, os representantes do SMetal se reuniram para uma reunião com a direção da montadora japonesa. De acordo com os dirigentes, neste momento a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos está negociando o reajuste salarial dos metalúrgicos da empresa. Além de conversar sobre as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho. "É por meio dessas cláusulas que o Sindicato assegura garantias para os metalúrgicos. Estamos falando de ferramentas primordiais na defesa da categoria, que serão defendidas na mesa de negociação", comenta Silvio Ferreira.

Deixe seu Recado