SMetal

Imprensa

#TBT

Toyota: SMetal buscou investimento e emprego para Sorocaba; relembre

Quinta-feira, 15 de Julho de 2021 - 13:05 - Atualizado em 15/07/2021 16:14
Imprensa SMetal
to, unificado, toyota, sistemista, Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Ato UnificadoArquivo/Foguinho Imprensa SMetal

Trabalhar e se empenhar para atrair investimentos, manter os postos de trabalho e criar novos empregos é um dos compromissos da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Foi assim com a montadora japonesa Toyota. Desde a luta por investimentos e manutenção dos empregos, passando pela ampliação da produção local e, agora, com a retomada das negociações para reabertura do terceiro turno, o SMetal cumpre um importante papel na vida dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria e também para a economia local e regional. Vamos relembrar essa luta?

ato, unificado, toyota, smetal, sistemista, investimento, Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Ato Unificado, no Parque TecnológicoArquivo/Foguinho Imprensa SMetal
19/06/2019: Afetada principalmente pela crise na Argentina, a Toyota anunciou o fechamento do terceiro turno na planta de Sorocaba, criado a partir de negociação do SMetal junto com a empresa, em 2018. Desde então, o Sindicato começou a buscar alternativas para trazer mais investimentos e potencializar a produção local. 

25/06/2019: Sindicato e trabalhadores da Toyota e sistemistas realizam um grande ato unificado (foto), na área do Parque Tecnológico de Sorocaba, e aprovam, por unanimidade, uma pauta de reivindicações para que o Sindicato pudesse negociar novos projetos que garantissem mais investimentos para a planta local da montadora. Entre eles, a aquisição da plataforma global de veículos (TNGA), que impactaria diretamente toda a cadeia produtiva da montadora.

toyota, investimento, crespo, sindicato,, Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Reunião na PrefeituraArquivo/Foguinho Imprensa SMetal
21/06/2019: O presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário de organização da entidade, Izidio de Brito, se reuniram com o então prefeito Antonio Caldini Crespo, para tratar de futuros investimentos para Sorocaba e região e falar da importância da criação de políticas de desenvolvimento industrial a níveis municipal, estadual e federal.

04/07/2019: Como decidido no ato unificado, o Sindicato pautou a Toyota e as sistemistas para discutir a manutenção e criação de postos de trabalho e a busca por novos investimentos nas empresas locais. A todo momento, o Sindicato foi informando aos trabalhadores os passos das negociações em assembleias nas portas da fábrica e com os membros do Comitê Sindical da Toyota.

toyota, ceo, plataforma, produção, investimento, Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Visita do CEO da ToyotaArquivo/Foguinho Imprensa SMetal
10/07/2019: Durante a visita do novo CEO da Toyota América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, e do presidente da companhia no Brasil, Rafael Chang, ao Sindicato, a diretoria do SMetal fez uma apresentação sobre a importância da cidade na economia estadual e nacional e entregou, em mãos, um ofício solicitando a implantação da plataforma global TNGA na planta de Sorocaba. Essa plataforma potencializa a produção da planta local, garantindo uma gama maior de veículos na sua linha.

19/09/2019: Dois meses e muitas reuniões depois, foi anunciado, no Japão, R$ 1 bilhão em investimentos para a planta de Sorocaba, com a presença do presidente do SMetal, Leandro Soares, e do secretário-geral, Silvio Ferreira. O investimento seria para a implantação da plataforma TNGA e a fabricação de um novo modelo no mercado brasileiro com previsão de comercialização para 2021. A decisão impacta ainda toda a cadeia produtiva da montadora.

smetal, toyota, plataforma, sorocaba, Divulgação
Anúncio dos investimentos na planta de Sorocaba, no JapãoDivulgação
26/09/2019: Mantendo o compromisso de luta por investimentos para Sorocaba e região e a geração de mais postos de trabalho, o SMetal se reuniu com o diretor titular do Ciesp de Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, para debater a importância de políticas de desenvolvimento e também buscar formas de contribuir para a qualificação dos trabalhadores.

Março/2020 até o momento: A pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil e, para garantir a saúde, a renda e o emprego, a todo o momento, a diretoria do SMetal se reuni com a montadora buscando alternativas para que a crise econômica e sanitária não afete os metalúrgicos da empresa. Suspensão de contrato com manutenção dos salários e estabilidade no emprego, PPR, férias coletivas estabilidade, alteração no calendário de dias-pontes foram algumas delas.

assembleia, toyota, sorocaba, sindicado,, Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
Assembleia para informar sobre as negociações Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
18/09/2020: Toyota anuncia a transferência da sede administrativa da empresa de São Bernardo do Campo, no grande ABC, para Sorocaba, para 2021.

10/03/2021: A convite da montadora, o presidente do SMetal, Leandro Soares, participou da apresentação do novo veículo SUV da Toyota: o Corolla Cross, produzido na planta de Sorocaba após readequação da linha para a implantação da plataforma TNGA, reivindicada pelo Sindicato.

05/07/2021: Diretoria do SMetal e da Toyota se reúnem para iniciar as negociações para reabertura do terceiro turno na empresa, que deve gerar cerca de 400 empregos por meio de contrato por prazo determinado. A decisão pode impactar toda a cadeia produtiva da montadora e resultar em abertura de postos de trabalho também nas sistemistas.

Deixe seu Recado