SMetal

Imprensa

Sorocaba

Toyota oficializa produção do Yaris com perspectiva de ampliação da planta

Contratações da Toyota continuam e podem atingir três mil trabalhadores, com o terceiro turno

Sexta-feira, 06 de Julho de 2018 - 12:46 - Atualizado em 13/07/2018 14:57
Imprensa SMetal

toyotam line, off, cerimonia, Divulgação
Leandro Soares representou o SMetal na cerimônia de line off. A meta da montadora até 2050, é ter 100% de produção de carros híbridos e/ou elétricosDivulgação
Com a presença do CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, a montadora realizou cerimônia para oficializar o início da produção do modelo Yaris, na planta de Sorocaba, nesta quinta-feira, 5.

Antes de ser CEO, St. Angelo foi presidente da planta de Kentucky, nos Estados Unidos. Ele destacou que ela produz 600 mil carros e 650 mil motores, além de ter um ginásio de atletismo. “Meu sonho é que a planta de Sorocaba se torne uma nova Kentucky”, afirmou.

A intenção da Toyota é o de exportar o novo modelo para Argentina e os executivos sonham em chegar também em outros 38 países.

“Esse lançamento é uma conquista muito importante para a Toyota no Brasil. Visitei muitas concessionárias e o Yaris é um sucesso, já vem conquistando sorrisos”, afirmou o presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang.

Chang também agradeceu aos trabalhadores pela dedicação e qualidade na produção e aos Sindicatos Metalúrgicos de Sorocaba e de Porto Feliz.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, foi um dos convidados para a cerimônia de line-off e participou do corte da fita, representando a entidade, junto com representantes dos trabalhadores e dos executivos da Toyota.

Em sua avaliação o dirigente sindical afirma que “o importante é esse crescimento sustentável, com a preservação da saúde e da segurança do trabalhador. Trabalharemos nas negociações de forma a contribuir com a expansão de empregos e para assegurar os direitos dos metalúrgicos”, reforça Leandro.

Na época da instalação em Sorocaba, em 2012, a montadora tinha 1.433 trabalhadores. Agora, em 2018, são 2.299, com 323 novos líderes. E há a possibilidade de se chegar a três mil metalúrgicos devido ao terceiro turno.

A produção atual é de 109 mil carros/anos e até 2020 a expectativa é de que o número dobre para 200 mil veículos.

Modelos Yaris

Para atender às necessidades dos mais diferentes perfis de clientes, o novo Yaris chega ao Brasil em cinco versões.

Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro.

A carroceria sedã possui as mesmas versões, somente com motorização 1.5 litro.

Deixe seu Recado