SMetal

Imprensa

Investimento

Terceiro turno na Toyota começa a funcionar nesta segunda-feira

Retomada do funcionamento 24 horas por dia na empresa foi negociada com Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e gerou cerca de 550 empregos diretos; outros 3 mil empregos indiretos devem criados

Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021 - 09:30
Imprensa SMetal

2021, imprensa,
2021
O terceiro turno na Toyota começa a funcionar nesta segunda-feira, 29, em Sorocaba. A retomada do funcionamento 24 horas por dia na empresa foi negociada com Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e gerou cerca de 550 empregos diretos.

Além disso, a medida deve impactar nas fábricas que fornecem produtos para montadora japonesa com o potencial de criar outros 3 mil postos de trabalho na cidade.

Com o terceiro turno em funcionamento, a empresa visa um aumento na produção dos modelos produzidos na planta local: Yaris, Etios e Corolla Cross. Os veículos são vendidos no Brasil e na América Latina.

SMetal buscou investimento para Toyota Sorocaba

Desde que o terceiro turno foi fechado na planta Sorocaba da Toyota, em 2019, a direção do SMetal iniciou um intenso trabalho para trazer investimento para a cidade e, dessa maneira, manter os postos de trabalho e gerar novos empregos.

No mesmo ano, o Sindicato se reuniu com representantes da montadora para solicitar a implantação da plataforma global em Sorocaba. A plataforma global de veículos (TNGA) permite a fabricação de diversos veículos da marca.

Pouco depois, ainda em 2019, a Toyota anunciou a plataforma na planta local com investimento de mais de R$ 1 bilhão. Na ocasião, o presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário geral da entidade, Silvio Ferreira, estiveram no Japão, a convite da montadora.

“Sempre fazemos questão de enfatizar que o trabalho do Sindicato vai muito além de lutar por direitos dos trabalhadores. Temos o compromisso social de buscar investimentos, buscar caminhos para enfrentarmos as crises econômicas e contribuir para manter os empregos em Sorocaba e região, além de gerar novos postos de trabalho. Foi o que fizemos com a Toyota e o resultado é positivo para todos nós”, afirma Leandro.

Silvio destaca a importância do SMetal na vida dos trabalhadores e para Sorocaba. “O Sindicato é feito de trabalho diário, que vai muito além de lazer e diversão. Todos os dias estamos em negociações que resultam em aumento salarial e em garantia de direitos para toda categoria. E quando conquistamos investimentos, que tem o potencial de gerar 3 mil empregos indiretos, impactamos em toda cadeia produtiva que ajuda a alavancar a economia da cidade”.

Relembre a luta do SMetal para atrair investimento na cidade: https://www.facebook.com/smetalsorocaba/videos/570401014176222

Deixe seu Recado