Imprensa
Terceiro ato surpresa da FEM/CUT acontece em São Carlos
Trabalhadores em diversas empresas da base se concentraram em frente ao prédio do CIESP para o ato, que contou também com a presença do presidente da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), Luiz Carlos Dias, o Luizão, dos metalúrgicos de Monte Alto, Araraquara e Matão, e representantes da FEM-CUT/SP.
De acordo com o presidente da FEM-CUT/SP, o ato é uma forma de pressionar os patrões para ficarem atentos a Campanha Salarial 2015. " Esse é o 3º ato em conjunto com a Federação, esse lançamento da campanha salarial aqui com os trabalhadores de São Carlos, tem como objetivo pressionar os empresários da cidade e da região, mostrar aos patrões a nossa voz. Estamos aqui para dar o recado #NenhumDireitoaMenos, e nossa expectativa é sensibilizar os patrões", explicou Luizão.
Neste ano, a Campanha Salarial da FEM-CUT/SP (interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com os setores patronais), tem como destaque a valorização das cláusulas sociais, além das cláusulas econômicas. Os eixos da campanha são: a redução da jornada de trabalho sem redução no salário (redução 40 oras/semanais); Unificação e valorização dos pisos; reposição da inflação e aumento real; e a valorização das cláusulas sociais.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, Erick Silva, o tema da campanha deste ano é contra os retrocessos nos direitos da classe trabalhadora. " Neste ato simbólico é muito importante pra nós termos a Federação cumprindo seu papel na base. Na campanha salarial deste ano, vamos entrar de cabeça erguida, e o nosso lema é #NenhumDireitoaMenoseMaisAvançosSociais, não aceitamos retrocessos, não concordamos com terceirização e retirada de direitos dos trabalhadores, as pautas da campanha são justas, e vamos lutar para que as reivindicações sejam conquistadas, pois não há avanços sem luta", destacou Erick Silva.
A data-base da categoria é 1º de setembro e estarão em campanha cerca de 200 mil metalúrgicos na base da FEM-CUT/SP no Estado. Os grupos que estarão em Campanha são: Grupo 2 (Máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (Autopeças, Forjaria e Parafusos); Grupo 8 (Trefilação, laminação de metais ferrosos, refrigeração, equipamentos ferroviários, esquadrias, construções metálicas, artefatos de ferro, rodoviários entre outros); Grupo 10 (Lâmpadas, material bélico, equipamentos odontológicos entre outros); Estamparia e Fundição.
Deixe seu Recado