SMetal

Imprensa

Gratuito

Tem início as aulas do Cursinho popular no SMetal

Mais de 40 jovens participam das aulas que são realizadas na sede da entidade, em Sorocaba

Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017 - 15:20 - Atualizado em 20/09/2017 14:52
Imprensa SMetal

, Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
O cursinho é gratuito e visa a prova do ENEM 2017.Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
O cursinho popular Podemos+, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e Levante Popular da Juventude, teve sua primeira etapa nesse sábado, 16 de setembro.

Realizado no auditório do SMetal, das 9h às 16h30, o cursinho visa principalmente a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e contou com a participação de mais de 40 estudantes.

Ana Carolina Bertolucci, militante do Levante, disse que o cursinho popular Podemos+ tem como objetivo a democratização do acesso à universidade. “O vestibular é uma espécie de peneira, pois só consegue passar nas universidades, principalmente públicas, aqueles que possuem acesso à educação de qualidade, tempo para os estudos”, completa.

Participam do cursinho filhos de associados do SMetal, jovens ligados ao Levante Popular e jovens ligados a entidades sociais de Sorocaba, como a Pastoral do Menor.

Para o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, a intenção é fazer com que a juventude mais pobre possa continuar os estudos e tenha acesso às universidades. “Estamos vivendo um momento de retirada de direitos, inclusive na área da educação. Por isso, é importante iniciativas como do cursinho”, ressalta.

No total, serão seis aulas, divididas entre os cadernos temáticos do ENEM e um dia de visita à Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. A aula deste sábado foi sobre redação e atualidades. As próximas serão: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (23/09), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (30/09), visita à UFSCar (07/10), Ciências Humanas e suas tecnologias (14/10) e Matemática e suas Tecnologias (21/10).

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Deixe seu Recado