SMetal

Imprensa

Grupo de risco

Suspensão do contrato: acordo é aprovado pelos metalúrgicos da Clarios

Proposta foi negociada pelo SMetal e CSE e garante o pagamento de 100% do salário líquido, estabilidade do emprego e a manutenção dos benefícios para dez trabalhadores do grupo de risco da Covid-19

Quarta-feira, 16 de Junho de 2021 - 14:09 - Atualizado em 16/06/2021 15:04
Imprensa SMetal

clarios, assembleia, votação, fachada,, Foguinho/Imprensa SMetal
A Clarios é líder no segmento de tecnologia de baterias de veículos e fica na Avenida Independência, em Sorocaba Foguinho/Imprensa SMetal
Dez trabalhadores que pertencem ao grupo de risco da Covid-19 na Clarios (antiga Johnson Controls) terão os contratos suspensos por até 85 dias, com direito ao pagamento de 100% do salário líquido, estabilidade no emprego e a manutenção de todos os benefícios. A medida foi aprovada pelos funcionários em assembleia eletrônica, realizada entre os dias 15 e 16 de junho.

Além de melhores condições e salários que os previstos na Medida Provisória 1045/21, do governo federal, a negociação da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e dos membros do Comitê Sindical da Clarios (CSE) garantiu que os empregados com os contratos suspensos não sofrerão diminuição nos avos do PPR, nem nos avos de férias, 1/3 sobre férias e 13º salário.

O acordo abrange empregados com comorbidades que podem agravar o quadro clínico caso sejam contaminados pelo coronavírus e que trabalham em setores que não possibilitam exercer suas funções em home office. Os 10 trabalhadores aptos a votar participaram da assembleia eletrônica e foram favoráveis à proposta. 

O diretor executivo da entidade, Antônio Welber Filho, membro do CSE da Clarios, lembra que medidas de proteção à saúde e aos empregos dos trabalhadores vêm sendo negociadas desde o ano passado, quando a pandemia começou no país. “Há mais de um ano, a pandemia trouxe novos desafios e temos negociado diversos tipos de acordos, desde redução e suspensão dos contratos, como PPR e Campanha Salarial. Sempre preocupados com a saúde, mas também com a renda dos metalúrgicos”.

Grupo de risco da Covid-19

São considerados grupo de risco da Covid-19 pessoas idosas de 60 anos ou mais, mulheres grávidas e puérperas e pessoas com doenças pré-existentes, como asma, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e respiratórias ou com histórico de AVC ou câncer.

Deixe seu Recado