SMetal

Imprensa

Negociação Coletiva

Suspensão de contrato com direito a salário e benefícios é aprovada na Dana

Acordo foi aprovado em assembleia virtual com 96,83% dos votos favoráveis; trabalhadores terão os contratos suspensos por 60 dias, com garantia do emprego e melhores salários que o previsto na MP 936

Quinta-feira, 07 de Maio de 2020 - 13:16
Imprensa SMetal

dana, assembleia, smetal, suspensão, emprego, Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
Acordo abrange 214 funcionários da fábrica e foi negociado pelo SMetal, garantindo melhores critérios e salários do que os previstos na MP 936Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
Com 96,83% dos votos favoráveis, os trabalhadores da Dana, em Sorocaba, aprovaram acordo de suspensão dos contratos de trabalho por 60 dias, com manutenção dos salários, benefícios e estabilidade no emprego por até 120 dias.

O acordo abrange 214 funcionários da fábrica e foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), garantindo melhores critérios e salários do que os previstos na Medida Provisória nº 936. Dos trabalhadores envolvidos no acordo, 189 (88,32%) votaram na assembleia virtual; 183 (96,83%) foram favoráveis ao acordo, 2 (1,06%) contrários e 4 (2,12%) escolheram se abster da decisão.

Segundo o presidente do SMetal, Leandro Soares, o cenário atual do País é grave, com um grande crescimento de óbitos causados pelo novo coronavírus a cada dia e redução da demanda e da produção industrial.

“Por isso o Sindicato tem priorizado negociar acordos em que o trabalhador possa ficar em casa nesse período de agravamento da doença, em segurança, mas com a garantia do emprego e um salário digno”, afirma.

O diretor executivo do SMetal, Antonio Welber Filho (Bizu), lembra do processo intenso de negociação com a empresa Dana para garantir melhorias na proposta. “Em meio a tanto ataque ao movimento sindical e aos direitos trabalhistas, conquistar um acordo além da MP 936, com a aprovação expressiva dos metalúrgicos, mostra a força do SMetal e a total disposição de luta da nossa categoria”, afirma.

A assembleia aconteceu de forma virtual, entre os dias 6 e 7 de maio, evitando aglomerações e garantindo a ampla participação dos trabalhadores, o que legitima o processo de negociação do Sindicato, de forma transparente e democrática.

Deixe seu Recado