SMetal

Coronavírus

Sorocaba: Toyota anuncia férias coletivas a partir de terça-feira

Decisão atinge todos os trabalhadores da produção; funcionários do administrativo continuam trabalhando, mas à distância (home office). Medida foi negociada com o SMetal como prevenção ao coronavírus

Quinta-feira, 19 de Março de 2020 - 17:30 - Atualizado em 19/03/2020 18:10

2020, imprensa, Foguinho/Imprensa SMetal
Montadora ficará parada por 10 dias, a princípioFoguinho/Imprensa SMetal
A planta da Toyota em Sorocaba anunciou nesta quinta-feira, 19, férias coletivas para todos os funcionários da produção, a partir da terça-feira, dia 24, por 10 dias. A medida segue orientação dos órgãos de saúde e foi negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) como meio de conter a disseminação da doença infecciosa Covid-19, o novo coronavírus.

Os trabalhadores do administrativos continuam trabalhando, mas à distância (home office), o que também foi negociado com o Sindicato.

De acordo com o presidente do SMetal, Leandro Soares, a montadora entendeu a necessidade de preservar a saúde dos funcionários. “Após intensas negociações, chegamos ao acordo de iniciar as férias coletivas na próxima semana. Ao garantir a segurança dos trabalhadores, estamos, automaticamente, evitando que a população em geral corra risco de contaminação”.

O acordo com a Toyota deve impactar no funcionamento das sistemistas e de outras empresas que fornecem para a montadora. “Estamos negociando com essas empresas para que também adiram às férias coletivas e garantam, além da saúde dos trabalhadores, a manutenção dos empregos”, esclarece Leandro.

Ele reforça o papel do Sindicato na defesa dos trabalhadores. “O Sindicato busca sempre alternativas que garantam a saúde, emprego e direitos dos trabalhadores. Momentos de crise como este não podem ser usados para retirar direitos, reduzir jornadas e salários sem acordos coletivos ou causar demissões”.

Além da Toyota, outras três empresas metalúrgicas – CNH, Edscha e Varroc – protocolaram aviso de férias coletivas no SMetal para todos ou parte dos funcionários.

Deixe seu Recado