SMetal

Imprensa

Entrada gratuita

Sorocaba sedia Campeonato Paulista de Futebol de Amputados no próximo dia 30

A segunda rodada do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados ocorre na quadra dos Meninos da Vila, na zona norte de Sorocaba, no próximo dia 30

Sexta-feira, 22 de Março de 2019 - 16:36 - Atualizado em 22/03/2019 21:13
Imprensa SMetal

futebol, amputados, sorocaba, são paulo, Divulgação
O time sorocabano enfrentará o tricolor neste sábado, dia 30, às 14hDivulgação
No próximo dia 30, o Sorocaba Futebol de Amputados (SFA), que tem um ano de existência, fará sua primeira partida no Campeonato Paulista, contra o São Paulo Futebol de Amputados.

Patrocinado pela Magnus e com o apoio de algumas entidades, como o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o time de Sorocaba tem 24 jogadores e é o único do país que conta com duas jogadoras.

Antes de chegarem aos torneios e campeonatos eles venceram vários desafios e hoje são inspiração para pessoas de todas as idades. A equipe conta com jovem de 14 anos e com mais experientes na casa dos 50.

O presidente da Associação Sorocaba Futebol de Amputados (SFA), Adilson Nunes de Souza, conta que agora, com um ano de formação do time, estão mais aguerridos para buscar uma boa colocação. Pelo Brasil a fora, os jogadores amputados estão se reunindo e, no total, são de 24 a 30 equipes.

Histórico

A equipe teve início com três jogadores que estavam viajando de Sorocaba para jogar em Mogi das Cruzes, até que o cansaço das viagens bateu e eles decidiram formar um time na própria cidade.

A princípio, era brincadeira e diversão entre amigos amputados, depois começaram a participar de torneios e com a entrada de Adilson em 2017, surgiu a ideia de montar a associação.

Conquistaram o apoio do time de Várzea Enquadros, de Sorocaba, e logo em seguida, da Magnus, que logo identificou a garra dos jogadores e mais motivados ainda venceram o primeiro torneio, realizado em Mogi das Cruzes.

“Contamos hoje com um técnico federado pela CBF, o professor Paulo Vasconcelo; a preparadora física Elizângela e o auxiliar técnico Adelino (Baia)”, conta Adilson.

Ele conta ainda que a equipe treina três vezes por semana, com a bola, treino tático e também coletivo. Além de usar a quadra da escolinha Meninos da Vila, duas vezes por semana eles treinam no Tênis Clube, semanalmente.

"Somos um Sindicato Cidadão e priorizamos a qualidade de vida do trabalhador, seja na fábrica como na sociedade. Lutamos por mais inclusão e por mais igualdade. É muito importante ver um time como esse que reúne motivação e coragem para driblar os desafios", afirma o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Segunda rodada do Campeonato

Além da partida do SFA, que deve ocorrer por volta das 14h, a cidade receberá ainda outros três confrontos, a partir

inclusao, superacao, Divulgação
Depois de superar desafios os jogadores e as duas jogadoras do SFA são inspiraçãoDivulgação
das 11h: Corinthians x Santos; Instituto Só Vida x São Caetano e Ponte Preta e São Paulo Bola Pra Frente.

Cada rodada acontece numa cidade diferente, são oito no total. A semi-final será em Mogi das Cruzes e a final, no Ibirapuera, onde teve início o Campeonato Paulista deste ano.

As partidas do dia 30 ocorrerão na Quadra Meninos da Vila, que fica na avenida Nicanor Marques, nº 280, ao lado do Aeroporto, na zona norte da cidade.

Outros esportes adaptados

Quem quiser participar, as atividades da SFA vão além de futebol. “Quem não quiser jogar futebol, pode praticar natação, temos também handebol, basquete, vôlei sentado, etc.”, conta Adilson.

Para ele, o apoio do SMetal é muito importante “porque tem muitas trabalhadores amputados que trabalham na indústria e levam uma vida que eu levava antes, de ir pra casa, pro trabalhado. Do trabalho pra casa. Mas pode começar a praticar um esporte e melhorar a auto-estima e ter mais qualidade de vida”, afirma.

A SFA tem página no Facebook e o telefone é: (15) 97402-1924.

Deixe seu Recado