SMetal

Imprensa

redução de jornada

Sorocaba na luta pelas 40 horas

Quinta-feira, 25 de Março de 2010 - Atualizado em 27/12/2016 11:52
Folha Metalúrgica
,
Pelo menos 4 mil operários de dezenas de fábricas participaram da manifestação na manhã do último dia 23

Mais de 4 mil trabalhadores sorocabanos, de diversas categorias profissionais, participaram, na manhã desta terça-feira, 23, de um ato público em defesa da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

O ato, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos e subsede regional da CUT, aconteceu entre 6h às 9h da manhã, em um terreno na zona industrial de Sorocaba, na avenida Independência, próximo à prefeitura de Sorocaba.

Não houve interrupção do trânsito, que apenas ficou mais lento em alguns momentos devido à fila de ônibus que paravam na avenida Independência para desembarque dos trabalhadores.

A proposta de emenda constitucional (PEC 231/95) que trata da redução da jornada tramita na Câmara dos Deputados há 14 anos. Em 2009 foi aprovado um relatório favorável à redução. O relator foi o deputado federal Vicentinho (PT). Porém, devido à resistência de deputados ligados à bancada patronal, ainda não há data para a proposta ser votada em plenário.

“O ato em Sorocaba mostrou que os trabalhadores locais exigem que a Câmara coloque em pauta e vote esse projeto que se arrasta naquela Casa há quase uma década e meia”, diz Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Deixe seu Recado