SMetal

Imprensa

Mobilização

Sorocaba: ato em defesa do Voto Antirracista acontece neste sábado

Manifestação dará início a um calendário de mobilizações que percorrerá por diversas cidades do país para conscientizar a importância do voto antirracista. Ato será dia 6, às 10h, na Praça da Catedral

Quinta-feira, 04 de Agosto de 2022 - 09:34 - Atualizado em 04/08/2022 09:55
Imprensa SMetal

antirracista, comitê, sorocaba, ato, praça, sindicato, , Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
O Comitê Antirracista é uma iniciativa da Uneafro Brasil e consiste na criação de espaços seguros de conversa e troca de informaçõesDaniela Gaspari / Imprensa SMetal
Conscientizar sobre a importância do voto em candidatos que defendam políticas afirmativas e que combatam o racismo enraizado em nossa sociedade. Esse é o principal objetivo da 1ª Marcha pelo Voto Antirracista, que acontece neste sábado, dia 6 de agosto, a partir das 10h, na Praça Coronel Fernando Prestes, na região central de Sorocaba.

Promovida pelos Comitês Antirracistas de Sorocaba e Votorantim, a atividade dará início a um calendário de mobilizações que percorrerá por diversas cidades do Brasil em defesa do voto antirracista. A manifestação de Sorocaba conta ainda com apoio de diversos outros movimentos da região, como o Movimento Negro Unificado (MNU), o Movimento Antirracista, o Coletivo Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), entre outros.

De acordo o coordenador do Comitê Antirracista de Votorantim, Fábio Rossy, que também é dirigente do SMetal, não se trata de um movimento somente para a população negra de Sorocaba e região, mas sim para todos que defendam a pauta antirracista.

“É uma manifestação para evidenciar e protestar contra atos racistas ocorridos recentemente, além de conscientizar sobre a importância de se debater esse tema constantemente. Infelizmente, nos últimos anos, houve um retrocesso muito grande no que se refere às políticas e ações antirracistas, desde o ataque às cotas raciais, até mesmo em situações cotidianas, como aumento dos casos de injúria racial evidentes em nossa sociedade”.

Para ele, o vídeo que traz imagens de um homem cometendo crime de racismo e homofobia na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, que viralizou nesta semana, é reflexo do atual governo que comanda o Brasil. Nas imagens, o criminoso faz diversas declarações contra pessoas negras, como: “não gosto de negros, a cultura deles é uma bost*””, e chamando pessoas negras de macaco e com “papo de favela”. O homem foi preso nesta terça-feira, dia 2, por injúria racial e racismo e permanecerá detido até audiência de custódia.

“O racismo sempre existiu no Brasil, mas a forma com que o tema é tratado pelos candidatos deve ser levado em consideração para a escolha do seu voto. Cabe aos políticos criar, defender e fiscalizar ações para o combate ao racismo e à desigualdade social em todos os níveis. Por isso a importância do voto antirracista”, destaca.

Comitês Antirracistas

O Comitê Antirracista nasceu da Coalizão Negra por Direitos, é uma iniciativa da Uneafro Brasil e consiste na criação de espaços seguros de conversa e troca de informações. Lançado em abril de 2022, já não mais de 200 unidades espalhadas pelo país, nos quais o público tem acesso a materiais não só sobre a Campanha pelo Voto Antirracista, como também pode participar de ações acerca do tema, clubes de leitura, atividades digitais, entre outras.

Na região, são dois Comitês fixos, em Sorocaba e Votorantim, e um itinerante. Em Sorocaba, o espaço fica na rua Michel Chicri Maluf, 450, bairro Laranjeira. Em Votorantim, o Comitê está instalado na rua Darwin Sbrana, 32, no Parque São João. Para mais informações, entre em contato pelo (15) 981810456 ou e-mail [email protected] 

Deixe seu Recado