SMetal

Sorocaba

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015 - 17:25 - Atualizado em 27/12/2016 14:26

,
Fundadores, parceiros, funcionários e diretores do Banco de Alimentos foram homenageados
Há 10 anos o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) combate a fome e luta por políticas públicas que garantam a segurança alimentar de milhares de pessoas da cidade e da região.

Fundada em 16 de dezembro de 2005, a entidade sem fins lucrativos - parceira do SMetal - recebeu homenagem em sessão solene na Câmara Municipal, promovida pelo vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT), na noite desta quarta-feira, dia 16.

Fundadores, parceiros, funcionários e diretores do Banco foram homenageados, como Carlos Roberto de Gaspari e Neide Gutiyama, fundadores do BAS.

Em sua fala, Gaspari lembrou o contexto social e político do Brasil no momento da criação do BAS. Ele estava na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos e o país vivia uma grave crise de empregos, com uma série de empresas fechando as portas.

"Junto com a nossa Diretoria, começamos a discutir formas de combater o desemprego. Foi ali que decidimos também que, a partir daquele momento, o Sindicato passaria a trabalhar com um conceito novo, o conceito de Sindicato Cidadão, que também passasse a se preocupar com os trabalhadores no momento que eles mais precisavam, que era o momento em que eles perdiam o seu emprego".

Ele ressaltou que esse momento foi rico porque proporcionou a oportunidade de trabalhar vários projetos. A diretoria metalúrgica, na época, trouxe do Rio de Janeiro a Campanha Natal de Fome, que perdura até hoje, desde o ano de 1994 e já era um embrião do Banco de Alimentos.

"Com o Natal Sem Fome a gente começou a sonhar esse sonho que continua até hoje, o de garantir que aquela cesta básica que distribuíamos uma vez por ano, a gente passasse a fazer o ano inteiro", conta.

Atendimentos

O atual presidente da entidade, Tiago Almeida do Nascimento, vice-presidente do SMetal, pontuou que o BAS assiste em torno de 20, 22 mil pessoas por mês, sendo 150 entidades cadastradas em Sorocaba e Região. "Nós assistimos ainda 900 famílias dentro de um projeto junto ao CRAS, mas nós sabemos que tem muito mais famílias que precisam além dessas 900".

Ele ressalta que o Banco trabalha a justiça social, não faz caridade. "É direito, artigo 6º da Constituição, toda pessoa tem direito à alimentação. O Banco de Alimentos por um bom tempo ficou marcado por um trabalho bonito, mas nós fazemos mais que um trabalho bonito. Porque não é bonito você ter que colocar alimentos na mesa de uma família, devia ser dever".

Tiago explica que a entidade faz política pública, "nós tentamos efetivar a política pública de alimentação, segurança alimentar e nutricional deste país, que está implantada desde 2003".

Outro destaque do presidente durante a sessão foi para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. "O banco de alimentos, através do PAA, não somente ampliou a oferta de alimentos, de sua distribuição, mas ele propiciou que diversos produtores ampliassem a sua produção, ampliassem os seus ganhos, tivessem condições de se manter no campo".

Fundação

O Banco de Alimentos de Sorocaba teve como alicerce a campanha Natal sem Fome, uma arrecadação natalina de alimentos realizada de 1994 a 2012 pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), ONGs, Igrejas e entidades beneficentes.

Em 2003, com o lançamento do Programa Fome Zero, do governo federal, e do Mapa da Fome, formulado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a iniciativa ganhou novo impulso e, em 16 de dezembro de 2005, foi fundado o Banco de Alimentos.

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) funciona no pavilhão administrativo da Ceagesp de Sorocaba, na Rua Terêncio Costa Dias, nº 300, Parque Santa Isabel.

Assista a solenidade na íntegra: https://youtu.be/1Uz0cfR8QSQ

Fotos:Sérgio Marconi/ Secom CMS