SMetal

Imprensa

Segurança e Saúde

SMetal reforça importância de participar do processo eleitoral de CIPA

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018 - 14:21 - Atualizado em 14/08/2018 14:36
Imprensa SMetal

prevenção, cipa, smetal, acidentes, Divulgação
SMetal reforça importância da Cipa como ferramenta de prevenção a acidentesDivulgação
Neste mês, três empresas metalúrgicas da base do SMetal iniciam processo eleitoral da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA). São elas: Toyota, Prysmian e Etirama.

A CIPA é uma comissão paritária constituída por representantes dos empregados (eleitos) e representantes designados pelo empregador, que atua pela segurança e saúde dos trabalhadores.

O secretário de administração e finanças do Sindicato, Tiago Almeida do Nascimento, responsável pela pasta da Saúde, destaca a importância dessa ferramenta nas fábricas: “Não está no contrato de trabalho de nenhum trabalhador ou trabalhadora sofrer mutilação, corte, pressão, humilhação ou ainda perder a vida. Tivemos cinco acidentes fatais em poucos meses. Quem se candidatar a ser cipeiro tem que ter consciência de que pode contribuir para evitar que abusos aconteçam e pela preservação da integridade física e mental do trabalhador”.

De acordo com Tiago, que é metalúrgico da Bardela e já foi cipeiro, é preciso muita atenção no ambiente do trabalho, às vezes, uma modificação simples pode evitar que um acidente ocorra. “Em qualquer segmento de trabalho somos tratados como números. Um deve zelar pelo outro. Devemos preservar ao máximo nossa capacidade de trabalhar”.

Qualquer pessoa pode participar da CIPA - homens, mulheres, pessoas portadoras de deficiência. É importante que o candidato esteja comprometido em assegurar a saúde do trabalhador.

Deixe seu Recado