SMetal

Imprensa

Setembro azul

SMetal promove ações de conscientização e inclusão dos surdos

Quinta-feira, 22 de Setembro de 2016 - 17:21 - Atualizado em 27/12/2016 15:15
Imprensa SMetal

,
A ação faz parte da comemoração do 'Setembro Azul', que tem como objetivo dar visibilidade à importância da inclusão dos surdos na sociedade
Com o intuito de conscientizar a categoria sobre a luta dos surdos no País, na próxima semana, funcionários e dirigentes do SMetal entregarão fitas azuis e conversarão sobre o tema com os metalúrgicos da Flex em frente à fábrica. A empresa é a que possui mais trabalhadores surdos na base do Sindicato.

A ação faz parte da comemoração do "Setembro Azul", que tem como objetivo dar visibilidade à importância da inclusão dos surdos na sociedade. Dia 26 de setembro é Dia Nacional dos Surdos e, internacionalmente, é comemorado no dia 30 do mesmo mês.

Além de ações de conscientização na fábrica e na entidade, desde junho, funcionários do SMetal estão participando de cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para aprimorar o atendimento nas sedes.

Atualmente, eles estão sendo capacitados no módulo intermediário, para facilitar a comunicação com trabalhadores surdos que buscam informações ou desejam usufruir dos serviços oferecidos pela entidade.

Para a professora Maria Angela de Oliveira Oliveira, o "Setembro Azul" marca a luta dos surdos e mostra a sua importância para a sociedade. "Os surdos não precisam de esmola, eles querem receber informações e se sentirem contemplados em suas necessidades básicas garantidas por lei, como o direito à educação e à informação", afirma.

Segundo ela, quando um surdo descobre que uma instituição está apta à comunicação em Libras, além de alegria, eles se sentem cidadãos na sociedade.

"Quando uma entidade, como o SMetal, se propõe a fazer a diferença e de verdade incluí-los, o surdo passa a compreender que eles e sua família podem usufruir de muitos benefícios, além de ter acesso às lutas da entidade", exemplifica.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no Brasil há cerca de 28 milhões de pessoas com algum problema auditivo. Em Sorocaba, 28.728 pessoas têm dificuldades para ouvir. A Língua Brasileira de Sinais se tornou língua oficial dos surdos em abril de 2002.

Deixe seu Recado