SMetal

Imprensa

Mobilização

SMetal presta contas sobre negociações de PPR e vale-refeição na DPR

Na assembleia desta sexta, 22, foi decidido que a empresa tem até o fim de julho para apresentar uma proposta de melhoria no valor do vale-refeição, que não é reajustado desde 2020; PPR de 2022 segue em negociação

Sexta-feira, 22 de Julho de 2022 - 09:49 - Atualizado em 22/07/2022 10:48
Imprensa SMetal

dpr, refeição, vale, reajuste, smetal, material, telecomunicação, assembleia,, Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Assembleia com os trabalhadores da DPR aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Para prestar contas sobre as negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e reajuste no vale-refeição, o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Alessandro Marcelo Nunes, realizou uma assembleia com os trabalhadores da DPR Telecomunicações na manhã desta sexta-feira, dia 22.

De acordo com o sindicalista, após conversar com os funcionários da fábrica, foi decidido que a empresa tem até o fim do mês de julho para apresentar uma proposta de reajuste no vale-refeição. “Faz um ano que a empresa prometeu o refeitório e nada. Agora, independente de quem é a culpa dos constantes atrasos, nossa prioridade é garantir um bom aumento no vale-refeição, que não é reajustado desde setembro de 2020”, contou.

Ele afirma que, caso não haja uma proposta até a data definida, o Sindicato e os trabalhadores definirão juntos os próximos passos. “Não dá mais para esperar, os preços dos alimentos estão altíssimos e o valor do benefício hoje não paga quase nada. Se não houver uma proposta até o dia 30, no outro dia voltaremos à fábrica e, se for de acordo com os trabalhadores, iniciaremos um protesto para pressionar a empresa a negociar”, alerta.

Sobre o PPR de 2022, o dirigente do SMetal explicou que as negociações começaram, mas ainda não há um valor definido. “A empresa sinalizou que deve oferecer o piso, mas nada foi formalizado ainda. Só que o setor de telecomunicações vai muito bem, então acreditamos que, com mobilização e união dos trabalhadores, podemos ir além e buscar um valor condizente com o bom momento da empresa”, disse.

Campanha Salarial 2022

Na assembleia, Marcelo destacou ainda a importância da mobilização dos trabalhadores na Campanha Salarial da categoria. A data-base é 1º de setembro e, faltando dois meses para fechar o índice que é utilizado pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) como parâmetro para as negociações econômicas, as perdas dos metalúrgicos com a inflação está em 9,82%.

A empresa DPR faz parte do Grupo 2, no qual a Convenção Coletiva de Trabalho tem vigência somente até dia 31 de agosto. Portanto, além da questão econômica (reajuste do piso e dos salários,), é importante garantir a manutenção das cláusulas sociais, que ampliam os direitos da categoria.

A DPR fabrica equipamentos transmissores de telecomunicação, tem cerca de 300 trabalhadores e fica no Jardim Gonçalves, em Sorocaba, na planta da antiga Yashika/Kyocera.

Deixe seu Recado