SMetal

Imprensa

Agosto Dourado

SMetal participa de ação da 'Semana Mundial do Aleitamento Materno'

Presidente do SMetal esteve presente no Banco de Leite do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) para conversar sobre o assunto com profissionais de saúde; ação também contou com a Cufa Sorocaba

Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021 - 11:53
Imprensa SMetal

##bitch, carolzinha, 2021, imprensa, Divulgação
Conjunto Hospitalar de Sorocaba alerta sobre a importância da doação de leite materno neste "Agosto Dourado"Divulgação
Agosto é dourado! Isso porque, neste mês, a sociedade é convidada a debater sobre a importância da amamentação para a saúde e desenvolvimento da criança. A primeira semana desses trinta dias é considerada a ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve presente no Banco de Leite do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) para conversar com profissionais da área sobre o assunto. Na ocasião, os profissionais do Banco de Leite falaram sobre os principais pontos do assunto como o tempo ideal de amamentação e os benefícios atrelados à prática. A presidente da Cufa Sorocaba, Drika Martim, também participou da ação na tarde da última terça-feira.

A visita teve como objetivo elevar o aprendizado e, para além disso, incentivar a doação de leite materno. O presidente do SMetal, Leandro Soares, destacou como um encontro para o aprendizado. “É de extrema importância levarmos o assunto aos trabalhadores e trabalhadoras que têm filhos e filhas e, não somente, para as companheiras. Atualmente, o Banco de Leite sobrevive com as doadoras e, mediante esse ato, consegue melhorar a qualidade de vida de muitos bebês que nascem no CHS”, afirma.

A cor dourada foi escolhida para representar o quão valioso é o primeiro alimento da vida de uma criança. A enfermeira Valdirene, que trabalha no Banco de Leite, explica. “Ele é dourado porque o aleitamento materno vale ouro! Esse processo é vital para os recém nascidos, principalmente os bebês prematuros que nascem aqui”, comenta a profissional em vídeo gravado para o SMetal.

Direitos trabalhistas

As trabalhadoras metalúrgicas têm direitos assegurados quando o assunto é amamentação e gestação. Saiba mais:

Proteção à gestante e lactante

A trabalhadora gestante e/ou lactante não pode trabalhar em local insalubre de acordo com a CCT dos Metalúrgicos.

Licença-maternidade

A Convenção Coletiva dos Metalúrgicos estende o direito à licença maternidade prevista em lei, que é de 120 dias, para 180 dias. A licença é válida também para casos de adoção, conforme critérios estabelecidos nas CCTs.

Direito à amamentação

O artigo 396 da CLT prevê o direito a dois descansos, de meia hora cada um, para amamentar seu filho (a), até que o bebê complete seis meses. Na CCT dos Metalúrgicos, a trabalhadora poderá, em comum acordo com o empregador, converter essas pausas em licença remunerada de 10 a 15 dias, dependendo do grupo patronal.

 

 

Deixe seu Recado