SMetal

Eleições 2022

SMetal disponibiliza espaço para regularização e emissão do título

Serviço poderá ser utilizado por toda sociedade de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; iniciativa faz a parte trabalho de Sindicato Cidadão, que desenvolve atividade sociais, culturais e esportivas

Sexta-feira, 01 de Abril de 2022 - 10:00 - Atualizado em 01/04/2022 11:01

, Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Eleitores têm até o dia quatro de março para regularizar a situação perante o TSEMarcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir da próxima segunda-feira, 4, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) vai disponibilizar a sala de informática na entidade para quem quiser auxílio para regularização, transferência e emissão do título de eleitor. A iniciativa faz parte do trabalho de Sindicato Cidadão, que desenvolve atividades sociais, culturais e esportivas para toda sociedade.

O serviço é aberto para o público em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e contará com uma profissional capacitada para auxiliar no procedimento. No local, os interessados poderão utilizar o computador para acessar o sistema do Tribunal Superior Eleitoral e realizar os passos para regularizar, transferir ou tirar o título. O prazo máximo para estar com o documento em dia é 4 de maio.

Em caso de alguma pendência ou valores a pagar, haverá a possiblidade de imprimir o documento. O pagamento é responsabilidade de cada um e deve ser feito nos locais indicados pela Justiça Eleitoral.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, explica que a ação visa promover a cidadania. “Participar das eleições é fundamental para todos nós. Ao votar, estamos escolhendo as pessoas que vão nos representar para construção de políticas públicas que impactam no dia a dia. Normalmente, deixamos tudo para última hora e, por isso, é muito importante que todos tenham um espaço para estar em dia com a Justiça Eleitoral”.

O Sindicato dos Metalúrgicos fica na rua Júlio Hanser, 140, Lageado, perto da Rodoviária e do Terminal São Paulo.

Como regularizar?
Com informações da Agência Brasil

O eleitor deve iniciar o processo de regularização por meio do site Títulonet.

Além de preencher os dados pessoais, será solicitada a digitalização dos seguintes documentos: identidade com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débitos eleitorais e comprovante de quitação de serviço militar (somente para homens). As imagens devem ser legíveis.

O eleitor também deverá anexar uma selfie no requerimento. Na foto, deverá segurar, ao lado de seu rosto, o documento oficial de identificação, sem o uso de óculos, gorros, bonés, entre outros objetos.

Após o preenchimento de todas as informações, o procedimento de verificação das informações será iniciado. No caso de falta de documentos, a Justiça Eleitoral poderá entrar em contato com o eleitor para pedir a complementação das informações.

Ao final, o pedido de regularização será aceito ou negado pelo juiz eleitoral. O andamento do processo eletrônico também pode ser acompanhado na plataforma.

Deixe seu Recado