SMetal

Imprensa

Campanha Salarial

SMetal já firmou acordos coletivos com 14 autopeças

Terça-feira, 27 de Outubro de 2015 - 11:16 - Atualizado em 27/12/2016 14:17
Imprensa SMetal

,
Greve: Acordo na Controlflex saiu após greve de um dia, entre 21 e 22 deste mês, e inclui porposta de PPR
Diante das negociações emperradas no Grupo 3, o Sindicato dos Metalúrgicos passou a negociar o reajuste salarial por fábrica nas autopeças da região. Já somam 14 as fábricas desse segmento que, independente da convenção coletiva estadual, já garantiram reajustes mediante acordos com o Sindicato.

As fabricantes de autopeças da região com a campanha salarial de 2015 concluída até o momento são: Kanjiko, Scórpios, TT Steel, Sanoh, Scherdel, JMO, Edscha, Senior, Delta, Eberspächer, Schaeffler, Controlflex, PGG e Molas Mandarim.

Os trabalhadores dessas empresas conquistaram de 9,88% a 12% de aumento no salário em parcela única, conforme a fábrica, retroativos a 1º de setembro.

Considerando essas fábricas, e mais os acordos por grupos, já somam cerca de 33.600 os metalúrgicos da região com campanha salarial definida. Esse contingente representa 80% do total de 42 mil metalúrgicos de Sorocaba e mais 13 cidades da base de abrangência do SMetal.

Esse número inclui os trabalhadores da Toyota, que em 2013 aprovaram um acordo de campanha salarial válido por três anos e, a exemplo do que ocorreu na Schaeffler, já tinham reajuste garantido antes mesmo das negociações coletivas deste ano.

O complexo de autopeças formado por ZF, Bosch e Metal Borracha está entre as exceções do segmento, pois ainda não atendeu à reivindicação salarial dos trabalhadores.

Deixe seu Recado