SMetal

Imprensa

'Arábia'

SMetal faz sessão de filme recém-lançado com a presença de cineasta

"Arábia" conta a vida de um operário em Minas Gerais. Confira o trailer no link ao final do texto

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018 - 10:23 - Atualizado em 24/04/2018 11:00
Imprensa SMetal

affonso, uchoa, arabia, filme, Divulgação/Filme
O filme Divulgação/Filme
O filme Arábia, lançado no dia 5 deste mês, vem recebendo cinco estrelas de críticos do cinema. Com direção de Affonso Uchôa e João Dumans, o filme foi vencedor da 50ª edição do Festival de Cinema de Brasília.

Ele será exibido no SMetal seguido por debate com o diretor Uchôa, nesta segunda-feira, dia 23, às 19h. A entrada é gratuita. Basta fazer a inscrição pelo email [email protected], informando nome completo, RG e telefone.

“É um filme de ficção de 95 minutos, filmado em Minas Gerais, que conta a história do que chamamos em Minas de ‘trabalhador de trecho’, alguém que vive na estrada, rodando de cidade em cidade, em busca de trabalho e melhores condições de vida”, explica Affonso Uchôa.

Ele participa do debate em Sorocaba na segunda e no dia seguinte, fará sessão comentada do filme no Instituto Moreira Sales (IMS), às 20h, em São Paulo.

Um dos críticos mais renomados do cinema brasileiro, Inácio Araújo, considera o filme como "uma pequena joia", em resenha na Folha de São Paulo. Já a Revista Cult publicou que “’Arábia’ dialoga com um topos do cinema nacional, a precariedade das relações de trabalho, e também o atualiza. Assistir ao filme à luz da reforma trabalhista ressignifica a questão, tornando o debate mais urgente."

A história do personagem Cristiano (Aristides de Sousa), um operário de uma fundição em Ouro Preto, é contada após um jovem (Murilo Caliari) encontrar, por acaso, o diário do operário metalúrgico que sofreu um acidente e por suas memórias ele embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados.

Por enquanto, em São Paulo, o filme está em cartaz no Espaço Itau, na rua Augusta e no Shopping Frei Caneca.

"É uma excelente oportunidade para a categoria e o público, em geral, assistir em primeira mão, um filme de alto nível e ainda participar do debate com os diretores, que integram o circuito de produção do cinema mineiro", ressalta o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, responsável pelo Ciclo de Formação.

Quem precisar, será fornecido certificação de participação. As vagas são limitadas. Haverá espaço kids.

 

Diretores

Affonso Uchôa é diretor e roteirista. Dirigiu o longa-metragem “A Vizinhança do Tigre” (2014), premiado na Mostra de Tiradentes (2014) e também em outros festivais como Olhar de Cinema, Semana dos Realizadores e Fronteira, além de ser exibido internacionalmente no Festival de Hamburgo (Alemanha) e em instituições como
o Barbican Centre (Inglaterra) e o Anthology Film Archive (EUA). É codiretor do longa “Arábia” (2017), vencedor de 5 prêmios no festival de Brasília (2017) e exibido em mais de 50 festivais dentro e fora do brasil, dentre eles o Festival de Roterdã (Holanda), Viennale (Áustria) e o BFI (Londres).

João Dumans é diretor e roteirista. Foi roteirista e montador de “A Vizinhança do Tigre” (vencedor da Mostra de Tiradentes 2014) roteirista de “A cidade onde envelheço (vencedor do Festival de Brasília de 2016) e assistente de direção e produtor executivo de “Os Residentes” (exibido no Festival de Berlim 2011). Como diretor, realizou o média-metragem documental “Todo mundo tem sua cachaça”. É codiretor do longa “Arábia”, vencedor do Festival de Brasília 2017 e exibido em mais de 50 festivais ao redor do mundo.

TRAILER Arábia 

Leia as críticas

O operário em desconstrução do filme ‘Arábia’

'Arábia', melhor filme do Festival de Brasília, é uma pequena joia 

Em Arábia, não há salvamento que passe pelo mundo do trabalho

 

Prêmios

50º Festival de Brasília (Brasil) - Melhor Filme, Ator, Trilha, Montagem, Crítica

Cinema Tropical (Estados Unidos) - Melhor Filme

35º Festival do Uruguai - Menção Especial do Júri FIPRESCI

19º BAFICI (Argentina) - Menção Especial do Júri

14º Indie Lisboa (Portugal) - Prêmio Especial do Júri

4º Festival La Casa Cine Fest (Equador) - Melhor Filme

7º Lima Independiente (Peru) - Melhor Filme Iberoamérica Ahora

14º Golden Apricot IFF (Armênia) - Silver Apricot Awards

Festival Internacional de Cine de Hidalgo (México) - Melhor Filme

28º Liubliana Film Festival (Eslovênia) - Meção Especial Perspectives

27º Films from the South (Norway) - Melhor Filme

FIDDOCS - Festival de Santiago (Chile) - Meção Especial

16º Istanbul Independent Film Festival (Istambul) - Menção Especial do Júri

2º Graba Festival Audiovisual (Argentina) - Melhor Filme Latino Americano Muestra de Cine Iberoamericano de Las Palmas (Espanha) - Prêmio do Júri Popular

 

Gênero: Drama

Duração: 97 minutos

Classificação: 16 anos

Direção: Affonso Uchôa e João Dumans

Com: Aristides de Sousa, Murilo Caliari e Glaucia Vandeveld

 

Deixe seu Recado