SMetal

Imprensa

60 anos

SMetal é homenageado em sessão solene

Terça-feira, 29 de Abril de 2014 - Atualizado em 27/12/2016 12:48
Imprensa SMetal

,
O ex-dirigente sindical Flávio Rangel recebe cartão Sócio Ouro das mãos do deputado Hamilton Pereira e do vereador Izídio de Brito
Com o plenário lotado da Câmara Municipal o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região recebeu homenagens pelo aniversário de 60 anos, em sessão solene realizada, em conjunto com a Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira, dia 28.

O vereador Izídio de Brito (PT), ex-presidente do Sindicato e o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), foram os proponentes da solenidade.

Durante a sessão, foram lançados selo e carimbo alusivos à comemoração, com a presença de representantes dos Correios e do Clube Philatélico de Sorocaba.

Em seguida, foram entregues cartões especiais de "Sócio Ouro" para ex-dirigentes sindicais. Entre eles, Flávio Rangel de Souza, que foi diretor do Sindicato na gestão de Wilson Fernando da Silva, o Bolinha e José Carlos Pereira, o Peleguinho, que na tribuna, ressaltou a história do Sindicato com destaque para lutas que constam na memória do sindicalismo brasileiro.

Uma placa comemorativa foi entregue ao presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva, pelas mãos do deputado Hamilton e do vereador Izídio. Para o presidente da entidade, a comemorações desses primeiros 60 anos, ressaltam a importância das lutas para a construção de uma entidade que é combativa e um instrumento da classe trabalhadora.

Trajetória

Presentes à sessão solene, diversos ex-dirigentes sindicais destacaram a importância do SMetal para a sociedade, desde sua criação há 60 anos.

O ex-tesoureiro do Sindicato (1992-1995) José Carlos Triniti
Fernandes ressalta como a entidade, envolvida com as questões sociais, foi fundamental para sua formação política. Ele, que participou da gestão que criou o Sindicato Cidadão, acompanhou o envolvimento cada vez maior do Sindicato para melhorias que envolviam outros espaços, além da fábrica.
"Dessas lutas surge a necessidade da representatividade política. Foi um passo para minha entrada no Partido dos Trabalhadores", conclui.

A trajetória da entidade é referendada também pelo presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, da CUT, Paulo Cayres, que destaca o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba como um dos pioneiros e mais atuantes da CUT.

"Temos orgulho desse Sindicato pertencer à nossa entidade CNM, tendo em vista sua trajetória e tendo como referência a contribuição do Bolinha (ex-presidente da entidade, Wilson Fernando da Silva) que colaborou para o novo sindicalismo brasileiro".

Deixe seu Recado