SMetal

Imprensa

Assembleia

Sindicato presta conta aos trabalhadores da DPR sobre negociações

SMetal realizou uma assembleia na manhã desta terça-feira, 02, para comunicar sobre algumas pautas de interesse dos trabalhadores como o reajuste no vale alimentação, PPR e transporte fretado

Terça-feira, 02 de Agosto de 2022 - 09:41
Imprensa SMetal

, Caroline Queiróz Tomaz
Trabalhadores e trabalhadoras participaram da assembleia realizada nesta terça-feira, 02, na porta da fábricaCaroline Queiróz Tomaz
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na empresa DPR na manhã desta terça-feira, 02, realizando uma assembleia de prestação de contas. Há algumas semanas, a entidade está tentando articular o andamento de negociações de reajuste no vale alimentação dos trabalhadores, mas não tem tido uma resposta positiva por parte da empresa.

Há dois anos sem reajuste, hoje os funcionários da DPR vivem com um vale alimentação que, segundo eles, está com o valor muito abaixo do que seria necessário para custear uma refeição diária. “Cabe ao Sindicato cobrar todas as demandas dos trabalhadores. Não existe lei que obrigue a fábrica de pagar ou reajustar o V.A, mas o SMetal tem a prerrogativa de lutar para que o valor pago seja justo. Nós estamos vendo o valor dos alimentos subindo e o V.A está defasado", comenta o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes, o Marcelinho.

Agora, o Sindicato tenta avançar nessa questão, mas a empresa alega que o ritmo de produção está 20% abaixo do que o registrado em 2021. Vale ressaltar, no entanto, que mesmo no ano passado a DPR não fez nenhuma proposta de reajuste e, no chão de fábrica, os trabalhadores relatam uma realidade oposta ao que alega a empresa.

Em 2021, inclusive, foi prometido a construção de um refeitório no local, o que nunca, de fato, aconteceu.

Outro assunto esclarecido na metalúrgica foi a respeito da negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2022 com a DPR que, até o momento, não apresentou proposta para o benefício ou chamou o Sindicato para negociar.

Os próximos passos do SMetal são agendar uma reunião com a empresa para avançar nas questões esclarecidas nesta assembleia e pautar, no futuro, a implantação de um sistema de esporte fretado e refeitório no local.

Deixe seu Recado