SMetal

Imprensa

SMetal 68 anos

Sindicato Cidadão: conceito que há 30 anos mudou a luta sindical no país

Desde setembro de 1992, a atuação do SMetal une embates trabalhistas e sociais, atenta às demandas coletivas e melhorias da qualidade de vida, como lazer, cultura, qualificação, saúde e muito mais

Quarta-feira, 13 de Abril de 2022 - 11:46 - Atualizado em 13/04/2022 14:52
Imprensa SMetal

cidadão, sindicato, sorocaba, smetal, cidadania, Paulo Andrade / Arquivo SMetal
Em setembro de 2022, o conceito Sindicato Cidadão completa 30 anos Paulo Andrade / Arquivo SMetal
Foi pensando no trabalhador e na trabalhadora além da fábrica que nasceu, há quase 30 anos, o conceito Sindicato Cidadão. Desde então, muitas lutas foram enfrentadas, vitórias foram conquistadas e o Sindicato dos Metalúrgicos esteve sempre ao lado das principais iniciativas populares, não só em Sorocaba e região, como também em todo o país.

Inclusive, dois anos depois de lançado na cidade, o conceito foi aprovado no Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores e passou a ser seguido pelos sindicatos filiados à CUT.

Mas o que o Sindicato Cidadão mudou efetivamente na vida dos metalúrgicos? Além de lutar por melhores salários e condições no local de trabalho, o Sindicato assumiu um importante papel na busca por qualidade de vida para os metalúrgicos, estimulando a participação popular nos rumos políticos da sociedade.

gaspari, sindicato, cidadão, sorocaba, Divulgação
Carlos Roberto de Gaspari foi o idealizador do conceito Sindicato Cidadão, em 1992Divulgação
Foi com o empenho do SMetal que foram eleitos representantes no legislativo municipal e estadual que, com certeza, fizeram e fazem a diferença por onde passam, como o ex-deputado Hamilton Pereira e o ex-vereador Izídio de Brito. Eles foram responsáveis por inúmeras leis nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento, geração de emprego, sempre com foco nas necessidades da classe trabalhadora.

Você sabia, por exemplo, que foi dentro do SMetal que nasceu o embrião para a criação da Região Metropolitana de Sorocaba? Ou que foram criadas importantíssimas ações, como o Programa de Alfabetização de Adultos, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba nos anos 90, o Movimento pela Qualificação do Trabalhador e o Espaço Cultural dos Metalúrgicos? Tudo isso trouxe oportunidades a milhares de sorocabanos.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também só existe em Sorocaba por iniciativa do ex-deputado Hamilton, com apoio do Sindicato. Além disso, a campanha Natal Sem Fome e o Banco de Alimentos (BAS) trouxeram dignidade às famílias sorocabanas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Muito além da doação de cestas básicas, o BAS segue mudando vidas com projetos como a Mercearia Social, a Casa da Mulher, o Chefe Aprendiz e o Semear Agrofloresta.

Em meio à essa ampla e necessária atuação dentro e fora da fábrica, o SMetal nunca abandonou a luta em prol da categoria, sempre garantindo os direitos e os benefícios da categoria.

smetal, executiva, sorocaba, metalúrgico, diretoria,, Divulgação
Diretoria Executiva do SMetal SorocabaDivulgação
“Nosso compromisso está dentro e fora das fábricas. Nas negociações, garantimos a manutenção de importantes direitos, reajuste dos salários e benefícios. Tudo isso é fundamental para a categoria e impacta  socialmente, movimentando a economia e gerando emprego e renda em Sorocaba e região. Mas para além disso, nossa missão é também atuar promovendo mudanças sociais e políticas, abrangendo a sociedade como um todo. Somos o SMetal, um Sindicato Cidadão com o qual podem contar sempre”.

Deixe seu Recado