Imprensa
Sindicato Cidadão: conceito que há 30 anos mudou a luta sindical no país
Desde setembro de 1992, a atuação do SMetal une embates trabalhistas e sociais, atenta às demandas coletivas e melhorias da qualidade de vida, como lazer, cultura, qualificação, saúde e muito mais
Inclusive, dois anos depois de lançado na cidade, o conceito foi aprovado no Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores e passou a ser seguido pelos sindicatos filiados à CUT.
Mas o que o Sindicato Cidadão mudou efetivamente na vida dos metalúrgicos? Além de lutar por melhores salários e condições no local de trabalho, o Sindicato assumiu um importante papel na busca por qualidade de vida para os metalúrgicos, estimulando a participação popular nos rumos políticos da sociedade.
Você sabia, por exemplo, que foi dentro do SMetal que nasceu o embrião para a criação da Região Metropolitana de Sorocaba? Ou que foram criadas importantíssimas ações, como o Programa de Alfabetização de Adultos, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba nos anos 90, o Movimento pela Qualificação do Trabalhador e o Espaço Cultural dos Metalúrgicos? Tudo isso trouxe oportunidades a milhares de sorocabanos.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também só existe em Sorocaba por iniciativa do ex-deputado Hamilton, com apoio do Sindicato. Além disso, a campanha Natal Sem Fome e o Banco de Alimentos (BAS) trouxeram dignidade às famílias sorocabanas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Muito além da doação de cestas básicas, o BAS segue mudando vidas com projetos como a Mercearia Social, a Casa da Mulher, o Chefe Aprendiz e o Semear Agrofloresta.
Em meio à essa ampla e necessária atuação dentro e fora da fábrica, o SMetal nunca abandonou a luta em prol da categoria, sempre garantindo os direitos e os benefícios da categoria.
Deixe seu Recado