Imprensa
Sindicato amplia e qualifica atendimento médico
Foram realizados atendimentos individuais, laudos, notificações com CAT e orientações aos trabalhadores.
Foram realizadas vistorias em algumas indústrias, para negociação de adicionais de periculosidade e correção dessas condições. Realizamos vistorias em ambiente de trabalho para estudo de acidentes graves e fatais, algumas em conjunto com Procuradoria do Trabalho, DRT. Também foram promovidos eventos, debates e aproximação do CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (do SUS), para via controle social (CIST).
O sindicato, reformou e equipou o consultório médico, um investimento para melhor assistir ao trabalhador. Entre fevereiro e dezembro de 2009 foram programadas e realizadas 63 agendas: essa atividade é realizada também em conjunto com Departamento Jurídico do Sindicato, para, quando necessário ir à justiça, agir coordenado com os advogados dos trabalhadores.
Foram 1009 consultas médicas, resultando elaboração de laudos e pareceres técnicos. Foram emitidas 106 CATs (Comunicado de Acidente de Trabalho).
Atendemos trabalhadores de 87 empresas. Predominaram casos da ZF e da Flextronics.
Laudos e Pareceres foram trabalhados junto com os autores, e encaminhados para processos e para o INSS. Também foram realizadas orientações para prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Afirma Dr. Paulo Kaufmann: "Mesmo nos atendimentos individuais, na assistência, há um sentido mestre principal que é instruir e instrumentalizar os trabalhadores para a cidadania, sendo pautado o direito ao acesso às informações, como aos prontuários clínicos, aos laudos ambientais e a outras informações sobre sua saúde, trabalho e fatores de risco."
Na equipe de assistência e assessoria - contrato com o Instituto Síntese - além de outros profissionais, há o psicólogo e técnico de segurança Paulo Júnior Paz, que auxilia mais diretamente na análise e condução de nossos casos.
Os trabalhadores também são orientados/ensinados a produzir um Livro Sobre Sua Vida, Saúde e Trabalho. A partir daí, individualmente, e cada vez mais coletivo (Cipa, Comissão de Fábrica e sindicato) deverá se ampliar a luta por mais saúde, melhores condições de trabalho de vida.
Uma das lutas principais, sob essa premissa é por respeito à dignidade (saber e decidir sobre sua saúde).
Para 2010 será mantida essa assistência para recuperação da saúde e compensações. Devemos ampliar ações de prevenção, preservação e promoção de mais saúde. Um bom 2010 de muita luta nos espera!
Deixe seu Recado