SMetal

Imprensa

prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: Como andam suas emoções?

Campanha contribui para a observação de comportamentos e para tratamento das causas que possam levar ao suicídio

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019 - 11:18 - Atualizado em 20/09/2019 11:30
Imprensa SMetal

suicídio, setembro, amarelo, campanha, depressão, smetal, Divulgação
Neste mês, a fita amarela, que representa a campanha de prevenção ao suicídio, foi incorporada às redes sociais do Sindicato e à Folha Metalúrgica Divulgação
Neste mês, a Campanha nacional Setembro Amarelo, do Centro de Valorização da Vida (CVV), atua pela prevenção do suicídio, abordando o tema por meio dos fatores que podem levar a ele, como a depressão, além de outros problemas que afetam a saúde mental.

No mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte, sendo que os acidentes de trânsito são a primeira causa.

O problema agrava-se com a falta de informações e de políticas voltadas para a saúde pública. A OMS cobra dos países por dados mais qualificados, mas no caso do Brasil, o governo Bolsonaro, além de cortar investimentos na área da saúde mental, ainda ameaça pesquisadores, prejudicando o enfrentamento ao suicídio.

Fora isso, para agravar a situação o governo liberou a posse de arma. Segundo o levantamento da OMS, uma das principais formas de se cometer suicídio é pela arma de fogo.

Entre os sinais da depressão estão: a frequente irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo, cansaço fácil, e diminuição ou incapacidade de sentir alegria. Quem precisar de ajuda pode ligar a qualquer hora do dia ou da noite para o 188.

Cuidados necessários

Uma das ações internas do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), iniciadas neste mês, para saúde e qualidade de vida de seus funcionários, foi a implantação de um programa com palestras e atendimento psicológico.

A psicóloga Camila Vieira da Silva, graduada pelo Ceunsp, passou a promover palestras quinzenais trabalhando temas como autoconhecimento, autonomia, qualidade de vida, equilíbrio emocional, desenvolvimento pessoal e saúde mental.

Camila explica a necessidade de se consultar um profissional “que não sofra a dor do cliente e, que, de fora da situação e, com as técnicas necessárias, possa examinar e auxiliar a tratar o problema”.

Neste mês, a fita amarela, que representa a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, foi incorporada às redes sociais do Sindicato e à Folha Metalúrgica.

Deixe seu Recado