SMetal

Imprensa

Emprego

Sede administrativa da Toyota será transferida para Sorocaba em 2021

Mudança foi anunciada pela montadora japonesa nesta sexta-feira, 18, e deve gerar cerca de 600 novos postos de trabalho na cidade; SMetal vai discutir a alteração em reunião marcada para quinta, 24

Sábado, 19 de Setembro de 2020 - 12:57 - Atualizado em 19/09/2020 13:19
Imprensa SMetal

setembro, 2020, imprensa, Foguinho/Arquivo/Imprensa SMetal
O processo de mudança tem previsão para começar em janeiro de 2021 e ser concluído até o meio do anoFoguinho/Arquivo/Imprensa SMetal
A montadora japonesa Toyota anunciou, nesta sexta-feira, 18, que vai transferir a sede administrativa da empresa de São Bernardo do Campo, no grande ABC, para Sorocaba. O processo de mudança tem previsão para começar em janeiro de 2021 e ser concluído até o meio do ano. A medida deve gerar cerca de 600 novos postos de trabalho na cidade.

De acordo com o comunicado da montadora, a alteração é parte do planejamento para tornar a empresa mais enxuta e competitiva. A fábrica em São Bernardo, no entanto, vai continuar produzindo normalmente.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, considera a mudança positiva. “A sede administrativa é o cérebro da empresa e a vinda para Sorocaba só reforça a importância que a planta da cidade conquistou ao longo dos anos. Além disso, teremos a geração de mais ou menos 600 empregos, que é uma excelente notícia, especialmente para o momento de crise no qual passamos”.

Junto com a mudança, a Toyota também anunciou que vai abrir um Programa de Demissão Voluntária (PDV), que será destinado para 300 trabalhadores do administrativo em todo país. A medida não vai atingir os trabalhadores da produção.

De acordo com Leandro, uma reunião marcada para a próxima quinta-feira, 24, vai discutir o tema com a empresa. “Em primeiro lugar, é importante salientar que o PDV não vai causar demissões no chão de fábrica e será destinado para cargos como diretoria, gerência e supervisão. O Sindicato, como sempre, vai buscar as melhores condições para aplicação da medida, fazendo com que os trabalhadores não sejam prejudicados”.

SMetal buscou investimento para planta Sorocaba

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região tem buscado investimentos para a planta da Toyota na cidade. Em 2019, depois que a empresa encerrou o terceiro turno e demitiu cerca de 300 trabalhadores, o presidente da entidade, Leandro Soares, e o secretário geral, Silvio Ferreira, foram até o Japão discutir a ampliação da produção na planta local.

setembro, 2020, imprensa, Arquivo
O presidente do SMetal, Leandro Soares, e o secretário geral da entidade, Silvio Ferreira, foram ao Japão buscar investimento para planta de Sorocaba Arquivo

Na ocasião, a montadora anunciou o investimento de R$ 1 bilhão na planta de Sorocaba para implantar a plataforma TNGA, que permite a fabricação de diversos veículos da empresa.

Leandro enfatiza que a medida é fundamental para o município. “O Sindicato tem o compromisso de lutar pelos trabalhadores e isso inclui buscar caminhos para a manutenção e a também a criação de novos postos de trabalho. Quando tivemos a perda do terceiro turno na cidade, imediatamente buscamos o diálogo com a empresa e conquistamos a implantação da plataforma TNGA, que vai gerar empregos diretos e indiretos para Sorocaba”.

A fábrica da Toyota em Sorocaba foi inaugurada em 2012 e é uma mais moderna da montadora no Brasil. Com cerca de 2 mil trabalhadores, ela é responsável pela fabricação do Etios e do Yaris.

Com a plataforma TNGA, Sorocaba também será responsável pela fabricação do novo SUV compacto da montadora com previsão de comercialização em 2021. Para iniciar a produção desse novo veículo, a Toyota prevê a contratação de 300 novos trabalhadores.

Deixe seu Recado