SMetal

Imprensa

Assembleia eletrônica

Schaeffler: metalúrgicos aprovam alterações no calendário de 2021

A proposta, negociada com objetivo de suprir os dias de suspensão do trabalho, entre 31 de março e 6 de abril, teve 70,99% dos votos favoráveis; na próxima semana começam as negociações do PPR de 2021

Sexta-feira, 23 de Abril de 2021 - 15:10
Imprensa SMetal

schaeffler, fachada, autopeça, smetal, Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
A Schaeffler fica na avenida Independência e fabrica pecas e acessórios para veículos Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
A proposta de alteração do calendário de compensação de feriados prolongados (dias pontes), negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e membros do Comitê Sindical da Empresa, foi aprovada pelos trabalhadores da Schaeffler com 1.138 votos - 70,99%. Outros 383 (23,89%) metalúrgicos foram contrários à mudança e 82 (5,12%) votaram pela abstenção.

Dos 2.843 trabalhadores da fábrica com direito a voto, 1.603 (56,38%) participaram da assembleia. A votação foi eletrônica e ficou disponível no Portal SMetal no dia 22 e 23 de abril.

A mudança no acordo de dias pontes foi negociada a pedido da empresa para suprir os dias de suspensão do trabalho entre os dias 31 de março e 6 de abril, seguindo decreto de antecipação dos feriados de Sorocaba, como medida de conter a disseminação da Covid-19.

De acordo com dirigente do SMetal, Claudemir dos Santos (Borboleta), coordenador do Comitê Sindical da Schaeffler, o acordo de compensação de dias pontes para 2021 foi negociado e aprovado pelos trabalhadores em fevereiro de 2020, com vigência de dois anos

“Só que, desde a aprovação do acordo, veio a pandemia da Covid-19 e o Sindicato e o CSE vem negociando medidas de proteção ao emprego, à renda e, principalmente, à vida dos trabalhadores. E essas mudanças no acordo foram negociados de modo que não sejam prejudiciais para os funcionários da fábrica”, afirma Borboleta.

PPR 2021

Segundo o vice-presidente do SMetal e membro do CSE da Schaeffler, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), na próxima semana, terão início as negociações do Programa de Participação nos Resultados (PRR) de 2021.

“Não deve ser um processo fácil de negociação, como nunca é, mas esperamos poder contar com a participação dos trabalhadores para garantir um acordo que atenda às suas reivindicações. Qualquer dúvida ou sugestão, é só procurar os dirigentes do SMetal na fábrica”, afirma.

Deixe seu Recado