SMetal

Imprensa

Eleição Sindical

Saiba como votar: sua participação fortalece a luta por direitos

No dia 3, das 0h às 17h, a votação será exclusivamente pelo site do Sindicato. Depois, as urnas físicas seguem para a coleta de votos nas fábricas. Onde não haverá eleição presencial e para o CSA, votação eletrônica continua

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021 - 08:57 - Atualizado em 01/03/2021 14:49
Imprensa SMetal

eleição, sindicato, metalúrgico, smetal, sorocaba, hibrida, Banco de Imagens
Onde não haverá coleta de votos presencial e também para os metalúrgicos aposentados que elegerão o CSA, a votação será das 0h do dia 3 às 17h do dia 5Banco de Imagens
No dia 3 de março, das 0h às 17h, a votação será exclusivamente eletrônica, pelo Portal SMetal. Depois desse horário, as urnas físicas seguem para coleta de votos nas fábricas da categoria, conforme previsto no roteiro divulgado na Folha Metalúrgica e no site do Sindicato.

Onde não haverá coleta de votos presencial e também para os metalúrgicos aposentados que elegerão o CSA, a votação continua pela internet e termina junto com as urnas físicas, às 17h de sexta-feira, dia 5 de março. A apuração acontece na sede do Sindicato, a partir das 19h.

VOTAÇÃO ELETRÔNICA

1º PASSO: Para votar pela plataforma eletrônica, primeiro o (a) trabalhador (a) sindicalizado (a) deve acessar o link da votação na qual faz parte. No total, serão três links diferenciados (todos estarão disponíveis no Portal SMetal):

• CSEs e empresas no roteiro de urnas - das 0h às 17h do dia 3 (quarta);

• Comitê Sindical de Aposentados - das 0h do dia 3 (quarta) às 17h do dia 5 (sexta);

• Geral (empresas que NÃO constam no roteiro de urnas) - das 0h do dia 3 (quarta) às 17h do dia 5 (sexta).

 

2º PASSO: O metalúrgico associado deve fazer o login preenchendo pelo menos DOIS dos campos solicitados (CPF, data de nascimento ou matrícula sindical) clicar em ENTRAR. Escolha entre o celular ou e-mail (que estão cadastrados no sistema do SMetal) para receber o código de autenticação. É só inserir esse código e acessar a votação eletrônica.

*Caso seus dados no cadastro do Sindicato estejam desatualizados, você deverá fazer o recadastramento e votar em separado (após a votação, a Comissão Eleitoral vai checar as informações para validar seu voto).

Trabalhadores de fábricas com CSE e aposentados devem votar duas vezes:

• Primeiro na chapa com os membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE) ou no Comitê Sindical de Aposentados (CSA) e clicar em próximo;

• Depois votam na chapa composta pela diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal. E confirma a votação.

Para fábricas sem CSE:

• Votam apenas na chapa completa composta pela diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal. E confirma a votação.

VOTAÇÃO NAS FÁBRICAS

A mesa coletora ficará em um local disponibilizado pela empresa - para aposentados, a urna estará na sede do Sindicato. O trabalhador deve se identificar, com o nome completo e a data de nascimento, assinar a lista de presença (caneta individual) e ir à cabine de votação:

CSA ou fábricas com CSE: Devem votar duas vezes na mesma cédula:

• Primeiro na chapa com os membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE) ou no Comitê Sindical de Aposentados (CSA);

• Depois votam na chapa composta pela diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal.

Fábricas sem CSE:

• Votam apenas na chapa completa composta  pela diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal.

Em ambas votações, presencial ou eletrônica, o trabalhador tem o livre exercício do direito de voto, com a possibilidade de votar em branco ou nulo.

Deixe seu Recado