SMetal

Imprensa

Meio Ambiente

Reunião discute parcerias e estratégias para combater exploração da Flona

Terça-feira, 27 de Maio de 2014 - Atualizado em 27/12/2016 12:53
AI Prefeitura de Araçoiaba

,

Na manhã desta segunda-feira, 26, a prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo (PT), participou da reunião sobre estratégias e parcerias para formação de uma Comissão Regional de combate as atividades recentemente autorizadas de lavras (extração, exploração e beneficiamento de minério) e pesquisa concedidas as empresas Holcim e Vale do Rio Doce na Unidade da Floresta Nacional de Ipanema.

Lideranças dos poderes legislativo e executivo, além de membros das universidades e dos movimentos sociais e ambientais da região, deverão contatar parceiros para o fortalecimento dessa frente até o dia 13 de junho. A proposta é que seja levantado o máximo de assinaturas possíveis para obter êxito no cancelamento da autorização.

A prefeita Mara se comprometeu em elaborar uma carta de compromisso que será encaminhada aos prefeitos das cidades do entorno da Fazenda Ipanema, Capela do Alto, Iperó e Sorocaba. Após isso, será realizado um Fórum Regional para definição de ações de mobilização e intervenção das atividades de exploração mineral no local.

Ao final da reunião, ficou estabelecido que nas próximas duas semanas, prefeitos, vereadores e lideranças presentes, trabalharão no diálogo com as outras forças políticas da região para buscar apoio ao documento que apresentará argumentação contrária a exploração.

Estavam presentes a deputada federal, Iara Bernardi, o vereador de Iperó, Luiz Alberto Antunes Popst, o estudante de geografia da Ufscar, Carlos Vinicius Rufini, o diretor da Flona de Ipanema, Alexandre Cordeiro, o líder do Movimento sem Terra de Iperó, José dos Reis, a assessora da dep. Iara Bernanrdi, Débora Bergamini e o assessor do vereador Carlos Leite, Rogério Mel.

Deixe seu Recado