SMetal

Imprensa

Emprego e renda

Redução da jornada na Index é prorrogada por mais 30 dias

Proposta foi aprovada por 96% dos votos e garante a manutenção dos salários líquidos ou mais próximo do valor; caso o governo não pague a sua parte, a empresa será responsável pelo pagamento integral

Terça-feira, 28 de Julho de 2020 - 13:07
Imprensa SMetal

index, votação, tornos, fachada, assembleia, smetal, Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
A Index produz tornos, fica no bairro Aparecidinha e tem cerca de 30 trabalhadoresFoguinho/Arquivo Imprensa SMetal
Com 96% dos votos favoráveis, os trabalhadores da Index, em Sorocaba, aprovaram a proposta de prorrogação do acordo de redução de jornada e salário por mais 30 dias. Assim, os termos aprovados pelos trabalhadores em abril deste ano - como o pagamento dos salários líquidos ou mais próximo desse valor, a manutenção dos benefícios e estabilidade do emprego - serão mantidos por mais um mês de execução da medida.

O acordo tem como base o decreto 10.422/2020, que ampliou o prazo máximo dos acordos de redução de jornada e/ suspensão dos contratos previstos na Lei nº 14.020 (MP 936 depois sancionada) de 90 para 120 dias. Porém, no decreto, o governo não garante o pagamento do Benefício Emergencial de Proteção ao Emprego e Renda (Beper), condicionando-o à disponibilidade orçamentária.

“Para proteger o trabalhador e garantir o salário no fim do mês, o Sindicato inseriu uma cláusula na proposta dizendo que, se o governo não pagar a parte de lhe cabe, a empresa ficará responsável pelo pagamento integral da remuneração aprovada no acordo”, explica o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu).

A votação da proposta ocorreu à distância, a partir da plataforma eletrônica desenvolvida pelo SMetal e a Pandora Soluções para evitar aglomerações e, assim, reduzir o risco de contágio pela Covid-19. Dos 27 trabalhadores aptos a votar, 25 (92,59%) participaram da assembleia, sendo 24 (96%) favoráveis à proposta e apenas 1 (4%) contrário.

Desde o começo da pandemia, a diretoria do SMetal tem negociado acordos para manutenção da saúde, emprego e renda dos metalúrgicos durante a pandemia do novo coronavírus. A Index produz tornos e fica no bairro Aparecidinha.

Deixe seu Recado