SMetal

Imprensa

Participe

Quarta tem assembleia para aprovação de proposta da Campanha Salarial

O SMetal realiza nesta quarta-feira, 17, às 18h30, assembleia geral para apresentar e votar novas propostas de reajuste salarial e Convenção Coletiva de Trabalho apresentadas pelas bancadas patronais. Todo o metalúrgico, sindicalizado ou não, deve participar

Terça-feira, 16 de Outubro de 2018 - 12:30 - Atualizado em 18/10/2018 09:31
Imprensa SMetal

assembleia, geral, campanha, salarial,, Divulgação
Todo o metalúrgico (a), sindicalizado (a) ou não, deve participarDivulgação
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realiza nesta quarta-feira, dia 17, nova assembleia geral para apresentar e votar novas propostas de reajuste salarial e Convenção Coletiva de Trabalho apresentadas pelas bancadas patronais à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT São Paulo (FEM-CUT).

A assembleia da Campanha Salarial será na sede do SMetal de Sorocaba, próximo à Rodoviária. A primeira chamada será às 18h30 e a segunda às 19h. Todo o metalúrgico, sindicalizado ou não, deve participar.

De acordo com o presidente do SMetal, Leandro Soares, desde a última assembleia, no dia 5 de outubro – quando foi aprovado aviso de greve caso não fosse apresentada proposta de reposição de inflação mais aumento real – tiveram alguns avanços.

“Já deixamos claro com o comunicado de greve protocolado pela FEM que não aceitaremos reajuste nos salários sem aumento real. Agora, cabe ao metalúrgico e metalúrgica decidir sobre o índice apresentando pelos patrões, além das cláusulas sociais da nossa Convenção Coletiva. Por isso, a participação de cada um é importantíssima”, explica Leandro.

 

Acordo na Toyota garante aumento real

Nesta semana, o Sindicato dos Metalúrgicos conquistou o primeiro acordo coletivo da Campanha Salarial 2018, na montadora Toyota, em Sorocaba. Diferente dos demais setores metalúrgicos, as montadoras negociam apenas por fábrica, não em bancadas patronais.

A proposta, aprovada pelos trabalhadores da fábrica em assembleia realizada na tarde de segunda-feira, dia 15, garantiu 1,31% de aumento real, além da inflação referente ao período da Campanha Salarial 2018, que foi de 3,64%; totalizando 5% de reajuste aos trabalhadores.

Diferente do restante da categoria, a negociação da Campanha Salarial com a empresa foi focada na questão econômica. Na data-base anterior, o Sindicato e a Toyota assinaram Convenção Coletiva por dois anos, inclusive com a cláusula da salvaguarda, que inibe a aplicação da Reforma Trabalhista sem negociação com o Sindicato.

A planta da Toyota em Sorocaba produz os veículos modelos Etios e Yaris e tem 2.849 trabalhadores.

Deixe seu Recado