SMetal

Imprensa

Redução de jornada

Prorrogação do acordo é aprovado pelos trabalhadores da Index

Prazo da redução de jornada não pode passar de 180 dias e, caso haja problema com o Beper, empresa será responsável pelo pagamento integral do salário aprovado. Assembleia teve 90% dos votos a favor

Sexta-feira, 04 de Setembro de 2020 - 10:15
Imprensa SMetal

index, votação, tornos, fachada, assembleia, smetal, Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
A Index produz tornos e fica no bairro Aparecidinha, em SorocabaFoguinho/Arquivo Imprensa SMetal
Os trabalhadores da Index aprovaram, com 90% dos votos, a prorrogação do acordo de redução de jornada e salário na empresa. A proposta tem como base o decreto 10.470/2020, que ampliou o prazo para redução ou suspensão do contrato previsto pela Lei 14.020 para até 180 dias.

Além das melhores condições do que as previstas na lei do governo garantidas nos acordos anteriores, o  Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) manteve ainda a cláusula de compromisso que, caso o governo não pague Benefício Emergencial de Proteção ao Emprego e Renda (BEPER), a empresa ficará responsável pelo pagamento integral do salário aprovado no acordo.

Segundo o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), a redução será aplicada de forma escalonada entre os trabalhadores e setores da empresa e distribuída de acordo com a demanda nos meses de setembro até dezembro. “A empresa assumiu ainda o compromisso com o Sindicato de que, caso haja melhora da situação da empresa, a redução poderá ser suspensa e produção normal retomada”, explica.

Desde o começo da pandemia da Covid-19, o Sindicato tem negociado medidas para a proteção do emprego, saúde e renda da categoria, com acordos que minimizem os impactos da crise na vida dos trabalhadores.

A prorrogação do acordo abrange 28 trabalhadores da fábrica. 20 (71,43%) deles participaram da votação eletrônica, pelo Portal SMetal, sendo 18 (90%) favoráveis à renovação do acordo e apenas 2 (10%) contrários. 

A Index produz tornos e fica no bairro Aparecidinha, em Sorocaba.

Deixe seu Recado