SMetal

Imprensa

Grupo Isa

Proposta de PPR é reprovada pelos metalúrgicos da Aluisa, Alumiso e Isal

Trabalhadores reivindicam aumento em relação ao acordo de 2021, enquanto a empresa quer pagar o mesmo valor; SMetal vai se reunir com os representantes das fábricas do Grupo Isa para buscar melhorias

Sexta-feira, 09 de Setembro de 2022 - 09:17 - Atualizado em 09/09/2022 09:59
Imprensa SMetal

isa, grupo, assembleia, aluisa, alumiso, isal, ppr, plr, Daniela Gaspari  / Imprensa SMetal
As empresas Aluisa, Alumiso e Isal, do Grupo Isa, fabricam tarugos de alumínio, estão instaladas no Éden, e tem, juntas, cerca de 100 trabalhadoresDaniela Gaspari / Imprensa SMetal

Os trabalhadores das empresas Aluisa, Alumiso e Isal, que fazem parte do Grupo Isa, reprovaram na manhã desta sexta-feira, dia 9, nova proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2022. Com a rejeição, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) vai agendar nova reunião com os representantes das empresas para buscar melhorias.

Conforme explica o dirigente sindical, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), no mês passado, os trabalhadores reprovaram uma primeira proposta apresentada pelos patrões, na qual o valor era cerca de 20% menor que o pago pelo Programa do ano passado. Após novas rodadas de negociação, a empresa chegou o mesmo valor do PPR de 2021, que também foi rejeitado pelos funcionários das empresas. 

“A todo momento, a empresa tem alegado estar em dificuldades financeiras, mas desde o começo das negociações, temos defendido que os trabalhadores merecem um PPR digno, com pelo menos a reposição da inflação do período. Já entramos em contato com o RH das empresas e vamos buscar melhorias nos valores e também nas metas”, explicou. 

Propostas de PPR também foram votadas nesta semana nas demais empresas do Grupo Isa. Na MCor e na MMO (Mundo Moveleiro), os trabalhadores aprovaram o Programa e, pela primeira vez, receberão o benefício. Já na MG Fundição, a proposta foi reprovada e os metalúrgicos reivindicam aumento no valor e metas atingíveis.

Por deliberação da diretoria do SMetal, os valores do PPR não são divulgados para não afetar negociações em andamento em outras fábricas da categoria, nem expor o trabalhador. 

Durante a assembleia, o Sindicato ainda informou os trabalhadores sobre outras negociações que estão em andamento com as fábricas, como o fornecimento de auxílio combustível e cesta básica, e também sobre a Campanha Salarial de 2022.  

As empresas Aluisa, Alumiso e Isal, do Grupo Isa, fabricam tarugos de alumínio, estão instaladas no Éden, em Sorocaba, e tem, juntas, cerca de 100 trabalhadores. 

Deixe seu Recado