SMetal

Imprensa

SINDICATO CIDADÃO

Projeto Chef Aprendiz chega à cozinha do Banco de Alimentos de Sorocaba

Nessa semana aconteceram as primeiras aulas práticas. Adolescentes tiveram aula com o chef Samuel Santos na sede do BAS e aprenderam sobre os diferentes tipos de facas, cortes, cozimento e tempero

Sexta-feira, 15 de Julho de 2022 - 09:00 - Atualizado em 15/07/2022 12:48

bancodealimentos, chefaprendiz, cozinha, culinaria, adolescentes, solidariedade, sorocaba, Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos
Chef Samuel assume a cozinha do projeto no Banco de AlimentosMariana M. Maginador/Banco de Alimentos
O Projeto Chef Aprendiz, que ensina culinária básica para adolescentes em vulnerabilidade social, chegou à cozinha do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). Os alunos colocaram a mão na massa nesta terça e quinta-feira, 12 e 14 de julho. O chef Samuel Santos deu início às aulas práticas.

No primeiro dia, o aprendizado foi sobre os diferentes tipos de facas, como manuseá-las, os diferentes tipos de corte de legumes e, além disso, o chef cozinhou uma sopa de mandioca com a ajuda dos adolescentes enquanto deu dicas sobre o tempo de cozimento de cada um e as maneiras diferentes de temperar a comida.

De acordo com a coordenadora do projeto e assistente social do BAS, Meire Ellen Rodrigues, é uma satisfação ver a evolução de cada um. “As turmas têm idades predominantes diferentes, uma tem alunos de 11 a 13 anos e outra de 14 a 16, então a abordagem também tem que ser focada de acordo com o interesse e as habilidades deles. E apesar de as aulas estarem ainda no início, já é possível sentir o efeito positivo que tem neles”.

Antes de participarem das aulas práticas, os alunos aprenderam boas práticas da manipulação de alimentos com Ellen Nestori, nutricionista e professora do curso Técnico em Nutrição e Dietética da ETEC Rubens de Faria e Souza, em Sorocaba.

O projeto

bancodealimentos, chefaprendiz, sorocaba, solidariedade, culinaria, Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos
Projeto Chef Aprendiz atende cerca de 20 crianças Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos

O Projeto Chef Aprendiz é financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNCAD) de Votorantim, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria de Cidadania e Geração de Renda da cidade. A verba vem das doações realizadas por meio da declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. O SMetal apoia o projeto.

Apoie o BAS

Os interessados em ajudar, seja com trabalho voluntário ou doações de alimentos, podem entrar em contato pelo Whatsapp (15) 97400 0206. Se preferir doar em dinheiro, a chave PIX é o CNPJ: 08.741.511/0001-76.

As maiores necessidades são: alimentos básicos, como arroz, feijão, óleo, leite, farinha, etc; e produtos de higiene, como papel higiênico, pastas de dente, absorventes, sabonetes.

Para acompanhar o trabalho, acesse as páginas do Instagram ou Facebook.

Deixe seu Recado