SMetal

Imprensa

Fiscalização

Prefeito promete construção de Hospital Municipal na Zona Norte

Promessa foi feita após queda de decreto que entregava o terreno do hospital para construção de uma garagem de ônibus; campanha teve origem em 2011 a partir do mandato de Izídio de Brito como vereador

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2021 - 13:42 - Atualizado em 05/01/2021 16:19
Imprensa SMetal

carol, outubro, 2020, imprensa, Foguinho/Arquivo SMetal
Terreno, localizado na Avenida Ipanema, ficou abandonado por várias gestões Foguinho/Arquivo SMetal
Na última segunda-feira, 4, a nova administração municipal prometeu que construirá o Hospital Municipal da Zona Norte de Sorocaba. A promessa do novo prefeito, Rodrigo Manga, se deu a partir da revogação de um decreto que entregava o terreno destinado à unidade de saúde para construção de uma garagem de ônibus. 

O decreto publicado pela ex-prefeita Jaqueline Coutinho já tinha sido questionado pela Justiça a partir de uma representação feita por secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Izidio de Brito.

Em 2011, quando era vereador, Izídio pautou o então prefeito Vitor Lippi (PSDB) sobre a necessidade da construção de um Hospital na Zona Norte sorocabana. Sem respostas efetivas do Poder Executivo, a construção do hospital foi aprovada na 6ª Conferência Municipal de Saúde, ainda em 2011.

carol, outubro, 2020, imprensa, Foguinho/ Arquivo Imprensa SMetal
Enquanto vereador, Izidio propôs e fiscalizou a situação do Hospital Municipal de pertoFoguinho/ Arquivo Imprensa SMetal

“Como autor do projeto que deu origem ao Hospital Municipal vou acompanhar de perto o desdobramento desta história e iremos cobrar diariamente a prefeitura para que a proposta finalmente saia do papel”, comenta o dirigente do Sindicato. O terreno fica localizado na Avenida Ipanema.

SMetal está na luta pelo Hospital junto com Izídio

Ainda em 2011, quando Izídio destinou emenda parlamentar para viabilizar a unidade municipal de saúde, e, para além disso, propôs um abaixo-assinado para a sociedade civil, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba organizou, no ano seguinte, a campanha 'Hospital Municipal Urgente'.

À época, o mutirão foi responsável por arrecadar 26 mil assinaturas de eleitores sorocabanos, dando origem ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular em prol da unidade de saúde. 

carol, outubro, 2020, imprensa, Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
Campanha do SMetal arrecadou 26 mil assinaturas de eleitores sorocabanos em prol do Hospital MunicipalFoguinho/Arquivo Imprensa SMetal

Leandro Soares, presidente do SMetal, completa dizendo que essa conquista é do povo sorocabano e da luta popular. “Há 9 anos, o Sindicato iniciou uma campanha que tinha como objetivo expressar que os moradores queriam uma unidade de saúde na Zona Norte. Esperamos que a próxima administração cumpra a promessa feita na segunda-feira”, afirma. 

 

Deixe seu Recado