Imprensa
Prefeito promete construção de Hospital Municipal na Zona Norte
Promessa foi feita após queda de decreto que entregava o terreno do hospital para construção de uma garagem de ônibus; campanha teve origem em 2011 a partir do mandato de Izídio de Brito como vereador
O decreto publicado pela ex-prefeita Jaqueline Coutinho já tinha sido questionado pela Justiça a partir de uma representação feita por secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Izidio de Brito.
Em 2011, quando era vereador, Izídio pautou o então prefeito Vitor Lippi (PSDB) sobre a necessidade da construção de um Hospital na Zona Norte sorocabana. Sem respostas efetivas do Poder Executivo, a construção do hospital foi aprovada na 6ª Conferência Municipal de Saúde, ainda em 2011.
“Como autor do projeto que deu origem ao Hospital Municipal vou acompanhar de perto o desdobramento desta história e iremos cobrar diariamente a prefeitura para que a proposta finalmente saia do papel”, comenta o dirigente do Sindicato. O terreno fica localizado na Avenida Ipanema.
SMetal está na luta pelo Hospital junto com Izídio
Ainda em 2011, quando Izídio destinou emenda parlamentar para viabilizar a unidade municipal de saúde, e, para além disso, propôs um abaixo-assinado para a sociedade civil, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba organizou, no ano seguinte, a campanha 'Hospital Municipal Urgente'.
À época, o mutirão foi responsável por arrecadar 26 mil assinaturas de eleitores sorocabanos, dando origem ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular em prol da unidade de saúde.
Leandro Soares, presidente do SMetal, completa dizendo que essa conquista é do povo sorocabano e da luta popular. “Há 9 anos, o Sindicato iniciou uma campanha que tinha como objetivo expressar que os moradores queriam uma unidade de saúde na Zona Norte. Esperamos que a próxima administração cumpra a promessa feita na segunda-feira”, afirma.
Deixe seu Recado