SMetal

Imprensa

Eleições 2016

Prazo para transferir ou tirar título de eleitor termina no dia 4 de maio

Cartórios Eleitorais de Sorocaba atendem até 980 eleitores com hora marcada por dia

Segunda-feira, 14 de Março de 2016 - 15:54 - Atualizado em 27/12/2016 14:34
Imprensa SMetal

,
Para mais agilidade e não enfrentamento de filas, João Lima indica ao eleitor que agende data e horário de atendimento pelo site do TSE
O eleitor interessado em transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento tem até o dia 4 de maio para procurar o cartório eleitoral de sua cidade e requisitar o serviço. O prazo vale também para quem precisa regularizar sua situação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até as eleições deste ano.

O chefe da 343ª Zona de Eleitoral de Sorocaba, João Lima, explica que o eleitor que procurar o cartório eleitoral para qualquer serviço, necessariamente passará pelo processo de cadastramento biométrico.

"A procura está sendo bastante intensa e ficamos contentes com o movimento", afirma. Segundo ele, o comparecimento de eleitores aos cartórios eleitorais de Sorocaba em janeiro deste ano aumentou em 130%, se comparado ao mesmo período de 2015.

Por isso, Lima indica que o eleitor agende data e hora de atendimento pelo site do TSE (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3) para evitar o enfrentamento de filas.

A pessoa pode também comparecer aos cartórios eleitorais de Sorocaba sem agendar horário, mas ele deverá retirar uma senha e será atendido conforme o movimento do dia. O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.

Com a alta procura do serviço, no último dia 22 de fevereiro, o TSE disponibilizou 12 novos equipamentos de cadastramento biométrico para a cidade, totalizando 35 guichês de atendimentos simultâneos distribuídos entre os seis cartórios eleitorais.

"Se todos os horários disponíveis forem ocupados, nós temos um atendimento diário de 980 eleitores, uma média de 140 pessoas por hora. Queremos manter essa boa quantidade até o fim dos trabalhos", assegura. Segundo Lima, o cadastramento biométrico dura cerca 15 minutos.

Até o final do mês de janeiro, cerca de 19,3 mil eleitores, de um total de 449,2 mil, já haviam realizado o cadastramento biométrico em Sorocaba desde em outubro de 2015, quando os cartórios da cidade passaram a prestar o serviço. A partir das eleições de 2018, a biometria será obrigatória em todo o país.

Em ano eleitoral o prazo para inscrição ou transferência de eleitores termina 151 dias antes da eleição e é reaberto no início de novembro, após o segundo turno, se houver.

Transferência

Nos casos de eleitores que mudaram de cidade e não alteraram o local de votação, o cidadão deve levar um documento com foto, título de eleitor e um comprovante de residência atual original. É necessário residir no novo domicílio há pelo menos três meses e a data do documento não poderá ser superior a um ano.

Para o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal), Leandro Soares, a transferência de domicílio eleitoral é importante para que o eleitor exerça seu poder de voto, participe da política local e contribua com a democracia. "O trabalhador deve exercer o seu papel de cidadão consciente e participar das decisões do município que reside", afirma Leandro.

Vai votar pela primeira vez?

O jovens, de 16 a 18 anos, interessados em tirar o título pela primeira vez, devem procurar o cartório eleitoral levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. Carteira de habilitação e o passaporte não são aceitos para tirar o título de eleitor.

Acessibilidade

O chefe da 343ª Zona de Eleitoral de Sorocaba, João Lima, salienta que pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção, cadeirantes ou idosos, informem a necessidade de um local especial de votação, com acessibilidade, também até dia 4 de maio.

Os Cartórios Eleitorais de Sorocaba ficam na Praça da Maçonaria, s/n - Mangal, Sorocaba - SP. Mais informações: (15) 3222-2177

Prazo para transferir ou tirar título de eleitor termina no dia 4 de maio
1/4
Prazo para transferir ou tirar título de eleitor termina no dia 4 de maio
2/4
Prazo para transferir ou tirar título de eleitor termina no dia 4 de maio
3/4
Prazo para transferir ou tirar título de eleitor termina no dia 4 de maio
4/4

Deixe seu Recado