SMetal

Imprensa

Eleições

Prazo para solicitar voto em trânsito termina nesta quinta-feira, 23

Segundo o TRE, 178 pessoas de outros domicílios já se cadastraram para votar em Sorocaba no 1º turno

Quinta-feira, 23 de Agosto de 2018 - 10:29 - Atualizado em 23/08/2018 10:54
Jornal Cruzeiro do Sul

, Foguinho
Segundo o TRE, 178 pessoas de outros domicílios já se cadastraram para votar em Sorocaba no 1º turnoFoguinho
Quem pretende votar nas eleições deste ano, mas estará longe de seu domicílio eleitoral nos dias do pleito (7 e 28 de outubro), tem até esta quinta-feira (23) para se habilitar perante a Justiça Eleitoral e ficar apto a votar em outra cidade. Como em outros anos, a transferência do local de votação pode ser feita para cada um dos turnos individualmente ou ambos e ocorre em qualquer cartório eleitoral mediante a apresentação de documento oficial com foto. No ato, o eleitor deverá indicar onde pretende votar. Além das capitais dos Estados, esse tipo de votação poderá acontecer em todas as cidades com mais de 100 mil eleitores. Em São Paulo, isso se aplica a mais de 50 municípios, incluindo Sorocaba, Itapetininga e Itu na região.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), até esta quarta (22), 178 pessoas de outros domicílios eleitorais haviam se cadastrado para votar em Sorocaba no primeiro turno das eleições deste ano, marcado para o dia 7 de outubro. Em todo o Estado, mais de 9,7 mil eleitores se cadastraram para votar em outras cidades no primeiro turno. Já para o segundo turno esse número era de pouco mais de 9,4 até ontem.

Embora o cadastramento biométrico tenha se tornado obrigatório aos eleitores sorocabanos neste ano, para os votantes de municípios onde o modelo de identificação não foi implantado, a votação poderá acontecer normalmente na cidade. Em Sorocaba, os eleitores em trânsito deverão se dirigir ao Sesi do Mangal (rua Duque de Caxias, 373), unidade que concentrará a votação nesta modalidade. Os cartórios eleitorais de Sorocaba, onde a habilitação para o voto em trânsito deve ser feita, ficam na praça da Maçonaria, no Mangal.

Os eleitores fora das suas cidades nas datas da votação, mas que estejam em seu próprio Estado, poderão votar normalmente para todos os cargos: presidente, governador, senador e deputados estadual e federal. Já as pessoas fora de seus Estados só poderão indicar o candidato à presidência da República. O prazo para a habilitação do voto em trânsito foi aberto no dia 17 de julho.

 

Deixe seu Recado