SMetal

Imprensa

Sorocaba

Por direitos, trabalhadores da CBA realizam novo protesto

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019 - 09:51
Imprensa SMetal

protesto, smetal, sindicato, cba, sorocaba,, Foguinho/Imprensa SMetal
Durante o protesto, dirigentes do SMetal conversaram com os trabalhadores sobre as reivindicações e se colocaram à disposição da empresa para negociarFoguinho/Imprensa SMetal
Trabalhadores da CBA, em Sorocaba, realizaram novo protesto de duas horas na manhã desta segunda-feira, dia 11, em frente à fábrica, contra a intransigência da empresa em não negociar aumento real e cláusulas sociais garantidas a partir de acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal).

“Convenção ou acordo coletivo é a maior ferramenta de defesa dos trabalhadores e seus direitos. Ela tem poder de Lei, mas para virar Lei, é necessário muita luta”, afirmou o vice-presidente do SMetal, Valdeci da Silva, conhecido como Verdinho.

Além da recusa em garantir as cláusulas sociais, o reajuste salarial apresentado pela empresa não atingiu 5%, percentual conquistado por mais de 90% da categoria. A empresa faz parte do Grupo 10, única bancada patronal que não assinou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) durante a Campanha Salarial 2018.

Esse foi o segundo protesto realizado em uma semana, o anterior aconteceu na quarta-feira, dia 6. Os trabalhadores também reivindicam mudança na forma de pagamento de dia ponte. “Não queremos inventar a roda, só estamos solicitando que volte a ser como era no ano anterior. Falta vontade política da empresa para resolver essas questões”, explicou Verdinho.

Sobre o Programa de Participação nos Resultados (PPR), outra reivindicação dos trabalhadores, houve um pequeno avanço na meta de custo fixo, que foi aprovado pelos trabalhadores durante a assembleia desta segunda, 11.

Deixe seu Recado