SMetal

Imprensa

Indústria

Pela primeira vez Gerdau será presidida por CEO fora da família

Segunda-feira, 28 de Agosto de 2017 - 16:11 - Atualizado em 28/08/2017 16:28
Imprensa SMetal

, Foguinho/Imprensa SMetal
A Gerdau tem uma fábrica na região de Sorocaba, em Araçariguama.Foguinho/Imprensa SMetal
O Grupo Gerdau anunciou na semana passada uma troca de comando inédita. A presidência-executiva da empresa sairá das mãos de um membro da família fundadora e irá para um executivo de carreira. André Gerdau Johannpeter deverá abrir mão de seu cargo de CEO em favor de Gustavo Werneck até o final deste ano.

Além de André, outros dois membros da família Gerdau, Cláudio Johannpeter e Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter, também deixarão suas funções executivas para dedicarem-se, juntamente com André, ao conselho da administração da empresa.

Gustavo Werneck atualmente é diretor de operações brasileiras da Gerdau e, com a promoção, será responsável pelas operações mundiais  do Grupo, que é o maior produtor de aços longos da América.

Operação Zelotes

André está à frente da Gerdau há 11 anos. Ele afirmou à imprensa que a mudança não tem relação com o fato da companhia, sob o comando dele, estar sendo investigada na Operação Zelotes.

A investigação é a respeito de suposta corrupção da empresa junto ao Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf). O objetivo do esquema investigado seria aprovar recursos contra multas tributárias aplicadas pela Receita Federal.

Acidente de trabalho

Recentemente a Gerdau também foi notícia no mundo do trabalho devido a uma explosão na planta da empresa em Outro Branco, Minas Gerais, que matou dois operários e feriu outros dez. Uma explosão anterior, em novembro de 2016, já havia matado três trabalhadores na mesma unidade.

O atual presidente-executivo, segundo o jornal Valor Econômico, afirmou que a mudança na estrutura de comando da Gerdau estava sendo preparada há 12 meses e que agora os membros da família poderão se concentrar mais na parte estratégica e planos de médio a longo prazo do grupo.

"Entendemos que nosso papel como representantes do controlador, da quinta geração da família", teria mais valor na estratégia futura, afirmou André em teleconferência com a imprensa e analistas de mercado.

A Gerdau tem uma fábrica em Araçariguama, base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Deixe seu Recado