SMetal

Imprensa

Operação Zelotes

Operação da PF investiga Gerdau por sonegação fiscal

Quarta-feira, 27 de Maio de 2015 - Atualizado em 27/12/2016 13:54
Imprensa SMetal

,
Empresa com unidade em Araçariguama é citada na Operação Zelotes, da Polícia Federal
A sonegação de impostos por parte de empresas, no Brasil, é uma das mais altas do mundo. Pelo cálculo do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional deixa-se de recolher 500 bilhões de reais por ano aos cofres públicos no país. Esse montante é sete vezes maior em relação à corrupção tendo como base o ano de 2013 (R$ 67 bilhões).

Pelo relatório da Polícia Federal, da Operação Zelotes, divulgado até pela grande mídia, a siderúrgica Gerdau é uma das 12 empresas apontadas na investigação por causar o sumiço de débitos tributários, uma forma de desfalcar os cofres públicos.

O prejuízo já contabiliza R$ 6 bilhões, valor ainda maior que o investigado inicialmente na Operação Lava Jato. Conforme a Polícia Federal entre os crimes está o de tráfico de influência no convencimento de empresas devedoras ao fisco.

A força-tarefa que montou a Operação Zelotes - iniciada no final de março - descobriu a existência de empresas de consultoria a vender serviços de redução ou desaparecimento de débitos fiscais no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Deixe seu Recado