SMetal

Imprensa

Editorial

O voto consciente a favor do trabalhador

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016 - 10:36 - Atualizado em 27/12/2016 15:17
Imprensa SMetal

,
'Na hora de escolher o candidato, o eleitor não pode se deixar enganar com mensagens genéricas ou promessas mirabolantes'
Neste domingo, dia 2 de outubro, a população brasileira irá às urnas mais uma vez, agora para definir quem serão os seus representantes nas prefeituras e câmaras municipais nos próximos quatro anos.

Apesar do descrédito atual com a ‘classe política', devemos ter em mente que, para garantir um futuro melhor das nossas cidades, precisamos votar com consciência e sensatez. O voto é uma das principais ferramentas de expressão da democracia, que faz valer a nossa vontade. Não podemos jogá-lo fora!

Em Sorocaba, 375 candidatos disputam uma das 20 vagas no legislativo. Para a Prefeitura, há cinco concorrentes pleiteando o cargo mais alto do Poder Executivo Municipal.

A situação da cidade hoje mostra a importância de se eleger pessoas comprometidas com o povo. Sorocaba está parada, caos na saúde, filas para conseguir um atendimento nos hospitais, PAs e UPHs; nossas crianças sem creches e escolas. Enquanto isso, o governo gasta milhões para enviar o lixo para Iperó e, em 2015, foi responsável por uma das piores crises de dengue do país, com mais de 52 mil casos da doença e 31 óbitos.

Na eleição anterior, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) já alertava sobre o projeto que o atual prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) representava. Ex-diretor da Ciesp, ele trazia consigo os interesses dos grandes empresários, não os do trabalhador.

Além disso, muitos dos candidatos que disputam hoje a Prefeitura apoiaram e apoiam os ataques aos direitos trabalhistas e sociais. São a favor da terceirização irrestrita e da precarização da mão de obra.

Eles apoiam o governo golpista de Michel Temer (PMDB) no desmonte do ensino público e no congelamento das verbas públicas por 20 anos, que causará danos a diversas áreas, especialmente na saúde e educação.

Muitos apoiam ainda a Reforma da Previdência, que dificulta a tão aguardada aposentadoria do trabalhador e trabalhadora, entre outras medidas temerosas que vêm sendo promovidas no mundo do trabalho.

Por isso, antes de escolher seu candidato, procure conhece-lo e saber de que lado ele está: a favor ou contra o trabalhador. A internet é hoje um dos meios de comunicação que facilitam a busca dessas informações. Use e abuse!

Na hora de escolher o candidato, o eleitor não pode se deixar enganar com mensagens genéricas ou promessas mirabolantes. O trabalhador sorocabano deve ter discernimento e votar em candidatos que não tenham Ficha Suja, nem sejam financiados por políticos com problemas na Justiça. Ou mesmo pessoas que representem retrocesso, que governaram a cidade por anos, mas não avançaram em nada.

Seja para prefeito ou vereador(a), escolha alguém com propostas concretas, humanistas e em prol do desenvolvimento da cidade para todos. Seja consciente, só merece o seu voto quem luta pelos seus direitos!

Deixe seu Recado